quarta-feira, 15 janeiro 2025

Giro

• ‘cortina de ferro’ • Casos de Covid • Medalha •  

O chanceler russo, Serguei Lavrov, disse nesta quinta (30) que uma nova cortina de ferro está descendo entre o seu país e o Ocidente. Cortina de ferro foi o termo cunhado pelo primeiroministro Winston Churchill para definir o início da Guerra Fria na Europa, com a divisão de países entre aliados dos EUA a oeste e da União Soviética, a leste. Em 1946, ele disse: “De Stettin no Báltico a Trieste no Adriático, uma cortina de ferro desceu sobre o continente”. Lavrov, após reuniões na aliada Belarus, disse que “o processo já começou” ao comentar a nova doutrina estratégica da Otan, que recolocou a Rússia como inimiga devido à Guerra da Ucrânia e incluiu a China como adversária.”No que tange uma cortina de ferro, ela essencialmente já está descendo”, afirmou o russo. 

O Brasil registrou 272 mortes por Covid e 75.106 casos da doença, quinta-feira (30). Com isso, o país chegou a 671.466 vidas perdidas e a 32.358.451 infectados pelo Sars-CoV-2 desde o início da pandemia. Amapá, Amazonas, Mato Grosso do Sul, Piauí, Sergipe e Roraima não registraram óbitos. A média móvel de mortes é de 215 por dia, um aumento de 44,29% em relação ao dado de duas semanas atrás. A média de infecções chegou a 56.388 por dia, crescimento de 40,66%. De acordo com dados das secretarias estaduais de Saúde, nas últimas 24 horas foram aplicadas 23.083 primeiras doses e 28.229 segundas doses. Também foram registradas 635 doses únicas e 157.635 doses de reforço. Dessa forma, 179.087.249 pessoas receberam a primeira dose. 

O deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ) vai receber a Medalha Biblioteca Nacional – Ordem do Mérito do Livro, da Biblioteca Nacional. A homenagem é historicamente concedida a acadêmicos, autoridades e intelectuais que contribuem para o universo da literatura. Entre eles estão os escritores Gilberto Freyre e Carlos Drummond de Andrade. A informação foi confirmada pelo parlamentar à reportagem. “É uma honraria muito grande porque é em homenagem aos 200 anos da É uma coisa que vale muito a pena.” afirma. A cerimônia será realizada na manhã desta sexta-feira (1º), na sede da instituição, no Rio de Janeiro.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também