sábado, 23 novembro 2024

HQ premiada ‘Aquele Verão’ traz drama adolescente

“Aquele Verão”, lançada no Brasil pela editora Mino e escrita e desenhada pelas primas canadenses Mariko Tamaki e Jillian Tamaki, é uma novela gráfica de fôlego, gibizão de mais de 300 páginas. 

Publicada originalmente em 2014, “Aquele Verão” colecionou prêmios no ano seguinte. Entre eles, o Eisner de melhor graphic novel, praticamente um Oscar dos quadrinhos. 

Seu poder de encantamento vem de uma narrativa fluida, num ritmo lento que não combina com a urgência ruidosa de quase toda a produção pop atual. 

Pode parecer um clichê usar o termo “delicada” para adjetivar uma história de duas amigas entrando na adolescência, mas as garotas Rose e Windy são mesmo sensíveis, adoráveis. E, é claro, carregam dentro delas um vulcão de hormônios alimentados com visões ingênuas da vida adulta. 

Quando crises pessoais irrompem entre os veranistas na cidadezinha litorânea de Awago, a dupla é tirada de sua zona de conforto emocional. 

O que difere “Aquele Verão” de tantas outras obras sobre ritos de passagem rumo ao mundo adulto parece ser o fato de que a autora do enredo não foi a adulta Mariko Tamaki, que acabara de completar 30 anos quando escreveu o roteiro do quadrinho. 

A vida vista pelos olhos de Rose é realmente fruto da observação de uma menina de 13 ou 14 anos. A autora conseguiu voltar à adolescência. 

Para leitores adultos, a narrativa pode parecer tola em alguns trechos, mas suprimir certas passagens talvez sem tanta força na história seria editar a adolescência por um filtro de maturidade que a autora rejeita completamente. “Aquele Verão” cativa por inserir, com destreza, o leitor no dia a dia de Rose e Windy. 

Os desenhos de Jillian Tamaki têm um papel fundamental no sucesso da novela gráfica. Trabalhando em branco, preto e azul, com enquadramentos de cortes ousados, ela cria uma moldura visual leve, com muita fluidez. Sem dúvida, um acerto para 318 páginas sustentadas por poucos personagens, o que poderia resultar em algo repetitivo. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também