A parceria foi intermediada pelo vereador Professor Antonio
Através de uma parceria com o Governo do Estado, a Prefeitura de Nova Odessa inaugura no próximo dia 03 de março a unidade local do Projeto Cozinhalimento. Além da instalação de cozinhas profissionais e da capacitação de agentes multiplicadores, o “Cozinhalimento” promove ações de segurança alimentar e nutricional sustentáveis e de incentivo à geração de renda e empreendedorismo, através de cursos gratuitos oferecidos à comunidade. A parceria foi intermediada pelo vereador Professor Antonio.
Por meio do convênio com a Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, o Projeto destinou R$ 80 mil para a compra de equipamentos, utensílios e mobiliário para a cozinha profissional, que inclui uma sala de aulas teóricas. Em Nova Odessa, o complexo foi montado em uma sala de cerca de 50 metros quadrados no prédio do recém-reformado CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) Maria José Flauzino (antiga “Toca do Coelho”), no Jardim São Jorge.
A Prefeitura já investiu cerca de R$ 20 mil adicionais em utensílios, móveis e equipamentos, vai fornecer os insumos para os cursos e também uma professora, ou “agente multiplicadora” – que é a servidora municipal e nutricionista Juliana Pissaia Savitsky.
Segundo a profissional – responsável também pelo do Setor de Alimentação Escolar da Rede Municipal –, os cursos propriamente ditos devem começar a ser oferecidos no local tão logo ela própria e a equipe passem pelas capacitações exigidas pelo Estado, o que deve provavelmente até o final do primeiro semestre.
Serão, a princípio, quatro cursos: Boas Práticas de Manipulação de Alimentos, Produção de Pães, Produção de Pizzas e Produção de Salgadinhos. “Posteriormente, queremos oferecer também cursos de confeitaria. São cursos que geram ocupação e renda para as famílias, incluindo para os jovens, que veem na Gastronomia uma opção de carreira e negócios. Quem faz um doce ou um salgadinho bem feito nunca vai passar necessidade”, acrescentou Juliana.
Quando forem abertas, as inscrições serão promovidas junto ao Fundo Social de Solidariedade da Prefeitura, presidido por Rose Miranda. Mais informações serão divulgas pelo Município no momento oportuno, nos seus canais oficiais e através da imprensa regional.
“É um projeto importante, porque vamos capacitar nossos microempreendedores nessa área de Nutrição e Gastronomia, as pessoas que trabalham com salgadinhos, doces. É um projeto interessante, porque o Estado traz o recurso, capacita os formadores da Prefeitura e a gente pode oferecer esses cursos de capacitação desse público”, comentou o vereador Professor Antonio – que agradeceu o então secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Itamar Borges, atual deputado estadual.
“Desde o início, nossa gestão tem buscado parcerias para oferecer cursos de capacitação para nossos autônomos, ambulantes, feirantes e mulheres arrimo de família. Essa parceria com o Governo do Estado é muito importante neste sentido – e não vamos parar por ai, já temos outras ações em andamento, como a construção da Oficina de Costura e Fraldas no Jardim Capuava, que devemos inaugurar ainda neste ano”, acrescentou o prefeito Cláudio Schooder, o Leitinho.
Saiba mais em https://www.agricultura.sp.gov.br/en/cozinhalimento e http://www.codeagro.agricultura.sp.gov.br/cozinhalimento/institucional.