Março também é o mês de conscientização sobre câncer de cólon e reto, denominado Março Azul-Marinho
Esta campanha de conscientização visa ressaltar a importância de salvar vidas, e também sobre a importância do diagnóstico precoce que é o melhor aliado para adquirir sucesso no tratamento.
Os colaboradores e voluntários da ação pretendem abordar os frequentadores do parque para distribuírem material informativo, a fim de conscientizá-los e orientá-los sobre as formas de prevenção ao câncer colorretal.
O câncer colorretal costuma ser silencioso e, por isso, a maioria só o descobre quando já está em estágio avançado. Daí a importância de dar maior visibilidade à questão, estimular a prevenção e informar as pessoas sobre a doença. O diagnóstico pode ser feito por exame de sangue oculto nas fezes e colonoscopia.
O Inca (Instituto Nacional do Câncer) prevê o diagnóstico de mais de 45 mil novos casos de câncer colorretal para período de três anos. Apesar dos números preocupantes, o câncer colorretal é considerado um tumor que apresenta 80% de chance de cura quando o diagnóstico é realizado ainda nos estágios iniciais.
De acordo com o Inca, no ano de 2020 ocorreram 20.245 mortes por câncer de cólon e reto no país. Os principais fatores de risco estão associados ao comportamento, como sedentarismo, obesidade, consumo regular de álcool e cigarro, além de baixo consumo de fibras, frutas, vegetais e carnes magras.
O coordenador da oncologia clínica do Unacon, Rafael Luís, afirma que 30% dos casos poderiam ser evitados com um estilo de vida mais saudável, prática de exercício físico regular, alimentação rica em fibras e verduras, baixo consumo de embutidos e carne vermelha.
Já o secretário de Saúde de Americana, Danilo Carvalho Oliveira, destacou que “é preciso que as pessoas busquem sempre manter hábitos saudáveis, principalmente em relação à alimentação e atividade física, além de realizar os exames preventivos periodicamente. A ação no Jardim Botânico propõe um convite para que todos se mobilizem nesse sentido, fomentando a promoção da saúde”.
O Jardim Botânico Municipal fica na Avenida Brasil Sul, nº 400, no Parque Residencial Nardini.