Veículo será utilizado com o propósito de ampliar o atendimento e as ações de abordagem social na cidade
As operações são feitos de segunda à sexta-feira, das 8 às 20 horas, de várias maneiras, como busca ativa, encaminhamento e recâmbio. Em 2022 foram feitos 275 recâmbios com articulações do SEAS.
Os trabalhos seguem um cronograma, inicia-se com a busca, passando pelo atendimento e direcionamento da população em situação de rua ao Serviço de Acolhimento Institucional, com a parceria da Associação Vinde à Luz, ao Abrigo e à Casa de Passagem.
Fiat Uno, foi o carro entregue, e contou com a presença de representantes da Associação Vinde à Luz, do vice-prefeito Odir Demarchi, da secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Juliani Hellen Munhoz Fernandes, e do vereador Marcos Caetano, que mediou a entrega do veículo para a entidade.
“Tenho certeza que esse veículo vem para reforçar o belo trabalho executado atualmente na cidade, com uma abordagem humanizada das pessoas em situação de rua. Uma ação muito bem feita e que agora será ampliada”, comentou o prefeito Chico Sardelli.
Já o vice-prefeito Odir disse: “O nosso Serviço Especializado de Abordagem Social tem ajudado muitas pessoas a voltarem para o convívio de seus familiares, então essa é uma medida importante para ajudar quem mais precisa”.
Através de parcerias entre a Prefeitura de Americana e as Organizações da Sociedade Civil (OSCs), a população em situação de rua é atendida nos serviços, com a oferta de abrigo, pernoite, alimentação, roupas e outras necessidades, como higienização, e atividades de apoio para recolocação social. As ações são parte do Programa de Atenção à População em Situação de Rua, criado em 2021, juntamente realizadas por meio do trabalho da SASDH, na coordenação do Comitê Gestor, em conjunto com a GAMA (Guarda Municipal de Americana) e os demais órgãos públicos responsáveis, com foco principal no apoio às superações das vulnerabilidades pessoais e sociais.
“O trabalho do SEAS será intensificado e, com isso, estamos cumprindo nosso papel. A Secretaria de Assistência Social trabalha incessantemente com foco nos mais necessitados, sem medir esforços. Estou muito feliz”, comemorou a secretária, Juliani Hellen Munhoz Fernandes.