O valor, com base nos indicadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), representa um crescimento de 35,2% sobre 2021
Na Região Metropolitana de Campinas gastos com viagens e hospedagens somaram R$ 1.9702.816.147 bilhão em 2022, conforme apontou o estudo do IPC Maps (Índice de Potencial de Consumo), quando o faturamento do segmento atingiu R$ 1.457.628.134 milhão.
Campinas é um dos principais destinos para viagens corporativas e de eventos, e recebeu a maior parte dos gastos de turistas no ano passado: R$ 803.515.462, volume 51,1% superior ao registrado em 2021. No ano passado, a cidade fechou com 268 empresas de alojamento em atividade, número 16,3% inferior ao do ano anterior.
“Os números do IPC Maps refletem o que foi o ano de 2022 para o mercado de hotelaria e viagens na região de Campinas, com uma forte retomada das ocupações decorrente da volta dos eventos corporativos e de negócios, principalmente, além das festas, que acabam levando hóspedes para os hotéis”, relata Vanderlei Costa, presidente do Campinas e Região Convention & Vistors Bureau (CRC&VB).
Diretor de Alimentos e Bebidas da Rede Vitória Hotéis, Rodrigo Porto, com cinco unidades no RMC, conta que o grupo também sentiu a repercussão positivas do ano passado. Em 2022, a Rede Vitória Hotéis bateu recorde histórico de faturamento, com aumento de 36% sobre 2021, devido a retomada dos eventos corporativos, hospedagens e, também, com o movimento nos restaurantes do grupo em Campinas, Paulínia e Indaiatuba.