16 pessoas foram indiciadas e o zagueiro Bauermann foi afastado do Santos na segunda-feira (9)
Por Henrique Fernandes
O Ministério Público de Goiás (MP-GO) deflagrou a Operação “Penalidade Máxima” e indiciou 16 pessoas por participarem de fraudes em prol de beneficiar apostadores esportivos, que pagavam propina aos atletas para realizarem o que eles haviam apostado dentro de campo, principalmente tomarem cartões.
Entre eles, o zagueiro Eduardo Bauermann do Santos, que foi afastado do clube na segunda-feira (9). A revista Veja publicou prints das conversas do jogador com o apostador.
“Apostador: Por que você não deu um tapa na cara? Por que não xingou o juiz com a bola rolando? Por que você não tomou o cartão no primeiro tempo como eu te falei, mano? Sua desculpa vai fazer qual diferença para mim? Bauermann: Me perdoa, mano. Eu fiz o que estava combinado, porém não sabia da regra, como te disse. Com toda certeza, se eu soubesse que não valia após o apito eu tinha feito, sem dúvida nenhuma”, mostra o teor da conversa.
Também foram indiciados os atletas Gabriel Tota (Ypiranga-RS), Victor Ramos (Chapecoense), Igor Cariús (Sport), Paulo Miranda (Náutico), Fernando Neto (São Bernardo) e Matheus Gomes (que atuou no Sergipe).
A Operação do MP é chamada de ‘Penalidade Máxima” e envolve jogadores que estiveram em ação em partidas das Séries A e B do Campeonato Brasileiro de 2022 e de quatro campeonatos estaduais de 2023.
Em paralelo às investigações do Ministério Público, o Congresso Nacional vai começar a CPI das apostas esportivas na próxima terça-feira, em Brasília, com o deputado federal Felipe Carreras (PSB-PE) como relator.
A Comissão Parlamentar de Inquérito terá 34 integrantes e o ex-presidente do Flamengo Eduardo Bandeira de Mello foi convidado para participar.
No documento, o MPGO esmiúça 23 fatos criminosos ocorridos durante as partidas, nas quais jogadores se comprometeram a cometer faltas para receber cartões e a cometer pênaltis.
Quatro atletas fizeram acordo com o MP. Moraes, lateral-esquerdo do Juventude em 2022; Kevin Lomónaco, zagueiro do Red Bull Bragantino; Nikolas Farias, volante do Novo Hamburgo; Jarro Pedroso, atacante que jogava pelo clube São Luiz no Campeonato Gaúcho.