TV AO VIVO
TODODIA 13 de outubro de 2026
Publicidade: Tec Plus

Prefeitura de Sumaré deflagra operação ‘Tolerância Zero’ contra lotes irregulares

Compartilhar WhatsApp Facebook
Foto: Divulgação

Um caminhão, uma retroescavadeira e materiais de construção foram apreendidos

Por Redação

A Prefeitura de Sumaré – com apoio da Polícia Civil – deflagrou nesta quinta-feira (18/05) a operação “Tolerância Zero” contra o parcelamento irregular do solo em áreas rurais. Na região do Taquara Branca um homem que se passava por corretor foi preso. Um caminhão, uma retroescavadeira e materiais de construção foram apreendidos.

Os loteamentos – divididos em mil metros e 500 metros – foram embargados pela administração já que a área é rural. O zoneamento do município não permite o parcelamento do solo com tais metragens em áreas rurais. A operação foi planejada pela Comissão de Combate a Invasões e Ocupações Irregulares em Áreas Urbanas e Rurais, criada em fevereiro pelo prefeito Luiz Dalben.

O setor de fiscalização da Prefeitura realizou um levantamento, com o uso de drone, e constatou que a gleba estava sendo parcelada de forma irregular. Equipes da Guarda Municipal, Obras e Serviços Urbanos, Habitação, Sustentabilidade e Governo, além da Polícia Civil, participaram da ação.

Um homem, que se passava por corretor de imóveis, foi preso pela Polícia Civil. “Além das irregularidades houve crime ambiental. Uma APP (Área de Proteção Permanente) foi invadida e alguns terrenos estão próximos a uma nascente”, afirmou o delegado titular de Sumaré, Marcelo Moreschi, que acompanhou a operação.

Esta matéria foi útil para você?

TD
Redação TODODIA TODODIA — jornalismo das regiões de Campinas e Piracicaba

Newsletter TODODIA

As mais lidas do dia, direto no seu e-mail. Grátis.

Ao se inscrever você concorda em receber a newsletter diária do TODODIA. Cancele quando quiser, com um clique no rodapé do e-mail. Política de privacidade.