Iniciam nesta terça-feira as inscrições para o Prouni
Quem participar do processo seletivo tem até o dia 30 de junho
Nesta terça-feira (27), começa o prazo de inscrição para o Prouni (Programa Universidade para Todos) para o segundo semestre. Quem se interessar em participar do processo seletivo tem até sexta-feira, (30), para realizar as inscrições pelo site https://acessounico.mec.gov.br/prouni.
De acordo com o MEC (Ministério da Educação), a previsão para a divulgação dos resultados da primeira chamada é para o dia 4 de julho e a segunda chamada para o dia 24 de julho. Se o candidato não tiver sido selecionado nas duas chamadas, o programa disponibiliza a lista de espera. Para isso, será necessário o candidato manifestar interesse nos dias 14 e 15 de agosto. E a divulgação da lista de espera será no dia 18 de agosto.
O que é o Prouni?
O Prouni é um programa do MEC que oferece bolsas de estudo em instituições particulares do ensino superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação especifica.
Inscrição
Para se inscrever, o candidato precisa ter participado do Exame Nacional do Ensino Superior (Enem) nos anos anteriores, 2021 ou 2022 e que tenha alcançado pontuação igual ou superior a 450 pontos na média das notas.
Na classificação e eventual pré-seleção no Prouni, o MEC utiliza a edição do Enem em que o participante teve o melhor desempenho.
Bolsa
A bolsa integral é para estudantes que comprovem renda familiar brutal mensal de até um salário mínimo e meio.
A bolsa parcial (50%) é para estudantes cuja renda familiar brutal mensal, por pessoa, é de até três salários mínimos.
Esta matéria foi útil para você?
Newsletter TODODIA
As mais lidas do dia, direto no seu e-mail. Grátis.
Veja também
Lei Rouanet registra recorde de 25,6 mil projetos e R$ 1,67 bilhão captados
Propostas inscritas em 2026 cresceram 11,6% em relação ao ano anterior, segundo o Ministério da Cultura
Derrota de Trump no Congresso pode limitar intervenções na América Latina
Maioria democrata pode restringir recursos para ações no exterior e estimular um acordo comercial entre Washington e Brasília
Roubos de celulares caem 19,3% no estado de SP entre janeiro e setembro
Foram 61.189 ocorrências no período, 14.670 a menos que nos nove primeiros meses de 2025, segundo balanço do governo estadual