terça-feira, 1 outubro 2024
HOMENAGEM À RAINHA DO ROCK

Rita Lee será homenageada no Rock Fest 2023 em SBO

A ícone do rock tem uma história no município e região
Por
Vitória Silva
Foto: Divulgação Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste

Rita Lee será a grande homenageada no Rock Fest 2023 em Santa Bárbara d’Oeste, o maior Festival de Rock independente do interior paulista.

A memória do ícone do rock nacional, que faleceu em maio, será apresentada através de violino, viola, cello, contrabaixo, flauta, oboé, trompa, trompete, trombone/eufônio, tuba, clarineta, saxofone e bateria da OFISB (Orquestra Filarmônica de Santa Bárbara).

No sábado (26), às 18h30, irão subir 53 músicos ao palco “Terra” do Complexo da Usina Santa Bárbara, com entrada gratuita. Alguns clássicos como Ti ti ti”, “Esse tal de Roque Enrow”, “Desculpe o ue” e “Agora só falta você” serão tocados no show apenas na versão instrumental à cantora autointitulada “padroeira da liberdade”.

Segundo o idealizador da Orquestra, Tenício de Freitas, os ensaios e arranjos estão focados nesta homenagem que foi um convite da Secretaria de Cultura e Turismo.

“É uma honra para a OFISB homenagear esse grande nome da música brasileira. Particularmente sempre tive um carinho muito grande pela Rita Lee e ainda mais ela tendo uma história com nossa cidade”, comentou.
O maestro do Coral da OFISB, que divide trabalho com Leidson Barbosa, atual maestro da Orquestra comentou sobre a participação no evento. “Para nós é muito importante também fazer parte da história do Rock Fest, onde vamos nos apresentar com bandas e pessoas de vários estados e cidades”, complementou.

Rita Lee tem história no município e região
Ela quase se chamou Bárbara, pois seu pai Charles Fenley Jones era nascido em Santa Bárbara d’Oeste e descendente de imigrantes norte-americanos estabelecidos na região. E sua mãe, Romilda Padula, era descendente de imigrantes italianos estabelecidos em Rio Claro.

O nome “Lee” era composto, foi incluído no seu nome e no das irmãs, pois seu pai queria fazer homenagem ao general Robert E. Lee, do exército confederado norte-americano.

A cantora era neta do médico e industrial Cícero Gomes, que imigrou dos Estados Unidos para a cidade de Santa Bárbara d’Oeste, onde faleceu em 1924.

No livro “Rita Lee: Uma autobiografia”, publicado em 2016, a cantora lembra que participava da Festa dos Confederados que acontecia em Santa Bárbara, a mesma cita o evento como uma festividade de Americana.

“De dois em dois anos, íamos a Americana participar de um evento pra lá de surreal, em que os descendentes das famílias americanas sulistas se reuniam para um piquenique no cemitério particular deles, não muito longe da cidade (…). O mais sensacional de tudo era que todos os participantes da Reunião do Campo, homens, mulheres e crianças, deveriam ir vestidos a caráter, ou seja, com figurinos confederados da época da guerra. Alguém menos avisado que passasse por lá pensaria se tratar de um episódio da série Além da Imaginação. E tudo isso acontecia entre os túmulos com o símbolo da régua e compasso, que eu achava trata-se do material escolar dos mortos. Crescer sendo brasileira entre americanos protestantes/maçons e italianos ultracatólicos me deu uma panorâmica existencial de valores e bizarrices”, escreveu Rita Lee.

Por conta da Guerra de Secessão norte-americana (1861-1865), mais de 3.000 pessoas vieram para o Brasil no ano de 1867.

Eles se fixaram nas cidades de Santa Bárbara d’Oeste e Americana. E os descendentes que moram nestas cidades, buscam manter uma memória da comunidade original. Muitos viajam para os EUA para conhecer a origem dos seus antepassados.

No cemitério do Campo, que fica na zona rural de Santa Bárbara, tem 400 sepulturas de norte-americanos e seus descendentes nascidos no Brasil.

OFISB
A Orquestra Filarmônica de Santa Bárbara d’Oeste é uma entidade sem fins lucrativos, formada por músicos, regente e administração voluntária.

Criada em 2016, o projeto tem finalidade em apoiar, incentivar, assistir e promover a cultura, com ênfase à música de concerto, instrumental e vocal e realiza apresentações em várias cidades do Estado de São Paulo com obras musicais diferentes, procurando sempre a qualidade e os seus objetivos sociais e culturais.

Todas as informações do evento estão disponíveis no site rockfest.culturasbo.com.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também