A Prefeitura por meio da Secretaria de Saúde, realiza neste sábado (22) mais uma campanha de Multivacinação de 2023. A imunização ocorre na UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim Alvorada. Além disso, haverá uma ação de avaliação bucal e prevenção ao câncer de boca e garganta.
Serão aplicadas todas as vacinas do Calendário Nacional para crianças e adolescentes, além dos imunizantes contra gripe comum e Covid-19, também para adultos e idosos. O atendimento será das 7h às 12h, aberto para moradores de todas as regiões da cidade.
A secretária municipal de saúde, Jaqueline Serrano, explica que a vacinação é de extrema importância principalmente para as crianças.
“É importante que os pais tragam suas crianças e adolescentes para nossa equipe poder verificar a Caderneta de Vacinação e identificar qualquer vacina que esteja pendente. Jovens e adultos também”.
“Além da multivacinação, nossos dentistas vão estar na UBS 5, neste sábado, para fazer uma avaliação de prevenção ao câncer bucal. Somente neste ano, já fizemos cerca de 200 avaliações na rede básica (nas 7 UBSs), e 11 pacientes tinham algum tipo de lesão, que foram para biópsia. O câncer de boca é muito agressivo, mas sabemos que, se detectado precocemente, as chances de cura são muito grandes”, explicou Serrano.
Mesmo com a vacinação realizada diariamente nas sete UBSs da cidade, a secretaria dá continuidade á esse atendimento especial aos sábados, em forma de rodízio e descentralizadas, até o mês de agosto. O objetivo é atingir o máximo possível da cobertura vacinal e deixar as carteirinhas em dia da população.
De acordo com o calendário da secretaria, neste mês de julho ocorrerão cinco mutirões. Além da UBS do Jardim Alvorada (22) e da UBS Jardim Marajoara (29), o calendário dos mutirões segue durante o mês de agosto com a realização da ação na UBS Jardim Nossa Senhora de Fátima(5), UBS Centro (12), UBS Jardim São Jorge (19) e na UBS Jardim São Manoel (26).
Vacinação contra COVID-19
A vacina bivalente da Pfizer contra a Covid-19 se encontra disponível para todos os moradores do município com 18 anos ou mais. Os jovens e também adultos podem ser imunizados com a nova versão da vacina, contando que atendam aos requisitos técnicos (ter tomado duas doses ou mais de qualquer vacina monovalente, com a última dose há 4 meses ou mais).
O novo reforço é aplicado 4 meses após a dose anterior. A vacinação ocorre diariamente, das 7h às 15h30. São aplicadas a 1ª e 2ª doses em crianças a partir dos 3 anos (com ou sem comorbidades); 1ª, 2ª e 3ª doses em adolescentes a partir dos 12 anos e adultos de 18 a 29 anos; e também a 1ª, 2ª, 3ª e 4ª doses para munícipes com 30 anos ou mais, incluindo idosos.
No caso dos bebês, prossegue com o imunizante da Pfizer pediátrica as crianças (de 5 a 11 anos), Pfizer baby (de 6 meses a 4 anos) e Coronavac (a partir dos 3 anos).
O esquema completo para crianças de 6 meses a 4 anos é com três doses, tendo um intervalo de 4 semanas entre a 1ª e a 2ª doses e de 8 semanas para a 3ª dose. As crianças de 5 a 11 anos ganham o primeiro reforço (a terceira dose, ou “D3”), quatro meses após a “D2”.