Dia 26 de julho é Dia dos Avós e para celebrar essa data, o COMID (Conselho Municipal do Idoso) de Americana, realizou, na manhã desta quarta-feira, um evento com diversas atividades de saúde e entretenimento no CIVI (Centro de Integração e Valorização do Idoso), o popular clube dos vovôs. Aproximadamente 100 pessoas participaram das atividades.
“Nesta data é comemorada na Igreja Católica os dias Santa Ana e São Joaquim, avós de Jesus Cristo. Mas independentemente do motivo que essa data foi instituída, nós aproveitamos a data para fazer uma manhã muita alegre, recheada de coisas boas”, disse a presidente do COMID, Taís Cantagallo Cardelíquio.
O evento contou com peça teatral, dinâmica interativa, apresentação da Banda Municipal Monsenhor Nazareno Maggi e citações de poesias e prosas literárias.
Taís explicou a ideia de o porquê desenvolver atrações voltadas para o bem-estar e lazer dos idosos. “O COMID vem com essa frente de trabalho, mostrando que a pessoa idosa é sim muito importante para a sociedade, e tem que ter os momentos de lazer e cultura, assim como qualquer outra faixa etária”, complementou.
Além do COMID, a Secretaria de Cultura de Americana, o Senac, o Sindicato dos Aposentados e a Secretaria de Promoção Social, contribuíram com o projeto. “Essa grande festa do Dia dos Avós só aconteceu porque cada um pôde dar uma contribuição”, assim definiu Matheus Lirani, assessor de eventos da Secretaria de Cultura.
Participação do Senac
O Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) esteve presente com professores e alunas do curso de cuidador(a) de idosos, para fornecer uma dinâmica interativa que visava melhorar a parte respiratória e a mobilidade física dos idosos.
“Nós associamos a teoria que as alunas recebem na escola com a prática aqui. Isso melhora as alunas e prepara elas para o mercado de trabalho”, explicou o professor Eder Batistela.
O que faz o COMID?
O Conselho Municipal do Idoso é formado por membros da sociedade civil e entes públicos. A presidente da organização explica que é feito um trabalho de fiscalização nas entidades que atendem pessoas idosas. Além da comissão de políticas públicas, que faz o aconselhamento para a atuação da prefeitura no tema.
“O COMID é o membro que passa as informações para que o prefeito consiga encaminhar os assuntos”, detalhou Taís.