Home Cidades Acia define horário de comércio de fim de ano e se diz otimista

Acia define horário de comércio de fim de ano e se diz otimista

A partir do dia 7, lojas ficarão abertas até as 21h de segunda a sexta; expectativa é de aumento nas vendas
by Pedro Heiderich

A Acia (Associação Comercial e Industrial de Americana) definiu o horário de comércio de fim de ano, conforme divulgado nesta terça-feira (24). O presidente da associação, Wagner Armbruster, se disse otimista com as vendas, mesmo com a pandemia. “Esperamos sim, apesar da atual realidade, resultados melhores e altamente rentáveis no fim de ano.”

O horário especial do comércio começa a partir do dia 7 de dezembro, quando as lojas irão atender, de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h. Nos sábados dos dias 12 e 19 de dezembro, funcionará das 9h às 18h e, nos domingos dos dias 13 e 20, das 9h às 15h.

O horário especial vai até 23 de dezembro. No dia 24, véspera de Natal, uma quinta-feira, o comércio abrirá das 9h às 17h. Na sexta-feira de Natal, dia 25, não abre, reabrindo no sábado, dia 26, das 9h às 15h. O horário volta ao normal e, no dia 31 de dezembro, funcionará das 9h às 13h. As lojas não abrirão dia 1, apenas no sábado do dia 2, das 9h às 15h.

A intenção da Acia era que o horário fosse das 9h às 22h, porém é preciso seguir as regras da Fase Verde do Plano São Paulo de retomada gradual da economia, do Governo do Estado, que limita em 12 horas o horário de funcionamento diário do comércio. O Governo deve fazer nova avaliação na segunda-feira (30). Em caso de avanço de fase da região, o horário poderá ser estendido até 22h.

“Seguiremos o padrão pré-estabelecido pelas autoridades municipais e pelo governo estadual, como temos feito desde o início da pandemia. Estamos, sim, amplamente otimistas de que teremos um final de ano bastante alegre e feliz”, disse Armbruster.

REGIÃO

Conforme definição do Sindicomerciários (Sindicato dos Empregados no Comércio de Sumaré e Hortolândia), o horário especial de funcionamento do comércio de Sumaré, neste final de ano, está previsto para começar no dia 4 de dezembro. Mas este ano, por conta da pandemia, poderá haver alterações no horário.

Em nota, a Acias (Associação de Comércio e Indústria de Sumaré) confirmou que pode haver mudanças se a região avançar de fase no Plano São Paulo. Por hora, o horário especial começa no dia 4 de dezembro, das 9h às 21h, indo até o dia 23.

Nos sábados dos dias 5,12 e 19, funcionará das 9h às 18h, e nos domingos 6, 13 e 20, das 10h às 16h. As lojas não abrem nem no Natal e nem no Ano Novo. Na véspera de Natal, dia 24, abrem das 9h às 18h, e no dia 26, um sábado, das 9h às 12h. Na quinta, véspera de ano novo, dia 31, o comércio abre às 9h e fecha às 15h. No sábado dia 2, das 9h às 12h.

Samuel Teixeira, presidente da Acino (Associação de Comércio e Indústria de Nova Odessa), declarou que vai pedir para a Prefeitura a abertura de forma estendida, das 9h às 22h, com uma hora a mais do que o permitido pelo Plano São Paulo. A reportagem não conseguiu retorno das associações comerciais de Hortolândia e Santa Bárbara.

A região de Americana faz parte do DRS (Departamento Regional de Saúde de Campinas), que, segundo avaliação do Governo do Estado, está na Fase Verde do Plano São Paulo desde 9 de outubro. A última fase do plano é a azul, mas a região tem demonstrado aumento nos casos e internações, gerando uma desconfiança de possível segunda onda.

Sugestões

Deixe um comentário




Enter Captcha Here :

Pin It on Pinterest

Share This