Home Destaque American BBQ

American BBQ

Bruno Panhoca ensina, no Tábula Restaurante, como fazer o churrasco defumado americano
by Cristiane Caldeira

Cortes especiais, temperos específicos e até o cuidado na hora de escolher o carvão fazem parte do “novo” modo de fazer churrasco. O American BBQ (churrasco defumado americano) ganha cada vez mais adeptos no Brasil, e o pitmaster Bruno Panhoca, referência em defumação no país, foi convidado pelo Tábula Restaurante para ministrar, em novembro, em Americana, um workshop sobre a técnica que pode inovar o sabor da carne da sua ceia de Ano Novo.

Carlos Santichio, chef e proprietário do Tábula, diz que o American BBQ está em ascensão no Brasil, assim como a gastronomia, de forma ampla. “A parte de churrascos veio forte graças aos festivais, como Churrascada, Bárbaros, Mr. Moo, e demais que estão crescendo cada vez mais, além dos programas de reality show, que estão cada vez mais presentes na TV”, comentou. “Americana sempre foi carente no quesito American BBQ. Visando a essa necessidade e unindo à experiência que temos, por participarmos de festivais e cursos, além da parceria com o Panhoca e a ArtMill, resolvemos trazer o workshop pro Tábula”, complementou.

 

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Pinterest

Cristina Pisoni, Bruno Panhoca, Adriano Geleia e Carlos Santichio

 

Usada para conferir sabor, aroma, cor e durabilidade aos alimentos, a defumação é um dos meios mais antigos de conservação da história. Este processo se dá pela exposição de produtos à fumaça (direta ou indiretamente), fumaça que é produzida pela combustão de determinadas madeiras, de preferência frutíferas e não resinosas. Em seu curso, Panhoca fala sobre a evolução do American BBQ, fumaça, defumação, tipos de madeira, tipos de pit, funcionamento, tempo, temperatura, rubs, temperos, principais cortes, preparos, acompanhamentos, enfi m, tudo o que um amador precisar saber para começar a usar a técnica.

Santichio destaca que não apenas cortes nobres ganham sabor especial com a defumação. “Existem carnes para cada tipo de churrasco, preparo ou técnica. O que manda, na verdade, é o gosto de quem vai saborear, podendo ser um contra-filé com marmoreio consistente até o timo (miúdo de boi) para os mais aventureiros”, mencionou.

 

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Pinterest

Para fazer o American BBQ você precisa, necessariamente, ter um defumador em casa, porque, como observa Carlos Santichio, são necessários equipamentos, tipos de lenha e um pouco de experiência, além da técnica. E para quem tem um defumador em casa, o chef deixa uma sugestão de assado para a ceia de Ano Novo. Se não tiver, dá pra fazer no forno  convencional também. Confira!

COSTELINHA AO MOLHO BARBECUE

INGREDIENTES
1 colher (sopa) óleo
2 colheres (sopa) cebola picada
1/2 xícara (chá) açúcar mascavo
1/2 xícara (chá) vinagre branco
2 colheres (sopa) molho inglês
2 xícaras (chá) catchup
1 folha de louro
1/2 xícara (chá) água
Sal e pimenta do reino a gosto
Costela suína média de 2kg

MODO DE PREPARO

Temperar a carne e colocar no forno a 180°C por 30 minutos, embalada em papel alumínio. Retirar do forno, passar molho barbecue e levar ao forno novamente por mais 10 minutos. Quem tiver o defumador, antes de embalar, deixar por 1h defumando com a lenha frutífera que gosta.

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Pinterest

Sobre Bruno Panhoca

Especialista em American BBQ, Panhoca é um dos pioneiros dessa técnica no Brasil e leva a cultura do churrasco defumado por todo o país através de cursos e eventos. Fundador da BBQ Tour, é patrocinado pela ArtMill, empresa fabricante de pitsmokers, facas e acessórios para churrasco.

Sugestões

Deixe um comentário




Enter Captcha Here :

Pin It on Pinterest

Share This