quinta-feira, 18 abril 2024

Kit merenda chega às mães de alunos com alimentos estragados

Mães de alunos de escola municipal da Zona Oeste de Santa Bárbara denunciaram o kit merenda, entregue pela prefeitura, com comidas estragadas. As maiores reclamações são do estado das batatas, que muitas teriam recebido os legumes podres, além de pães embolorados e maçãs estragadas. A prefeitura disse que trocou os kits de quem a informou.

Uma mãe de aluno que pediu para não ser identificada relata que recentemente o kit está chegando com problemas nos alimentos de hortifruti. “É uma falta de respeito. Para muitas famílias esse kit é só um complemento, mas para outras, é o que tem para comer no dia. Deviam olhar com mais preocupação, é dinheiro público e direito das crianças”, relatou. “Está acontecendo com muita gente, precisamos de uma informação, se dá para trocar, como faz, porque continuar assim não dá”, completou.

Por conta da pandemia e dos protocolos de saúde, as mães não podem conferir o kit, apenas retirá-lo. Maria Laura Morais, 67, mãe de aluna da escola, conta quando abriu o kit e teve surpresa negativa com as batatas. “Quando abri a sacola, que fedor. Vieram horríveis as batatas, podres, não deu para usar. As maçãs estragadas também. Ninguém merece comer isso”, contou.

A reportagem teve acesso a mensagens do grupo das mães de alunos da escola, no qual reclamam de batatas, maçãs e pães mofados. Os relatos são de que “as batatas estavam péssimas”; que “tinham batatas podres no saco e acabou pegando cheiro na maçãs”; que as maçãs vieram “quase todas passadas e  estragadas, mas deu para usar”.  O problema, segundo elas, é a qualidade destes produtos específicos.

O vereador Eliel Miranda (PSD) protocolou ontem na Câmara requerimento questionando a prefeitura sobre o kit merenda com pães mofados e batatas estragadas e de quem é a responsabilidade, além de perguntar como o Executivo faz o acompanhamento e controle de qualidade dos alimentos dados aos munícipes no kit merenda.

“Fico indignado, diante da pandemia, onde as pessoas estão famintas, necessitando de comida, e a prefeitura tem coragem de entregar alimento desta qualidade. Vamos ver se vão investigar o caso, vamos fiscalizar para que isso não aconteça mais”, cobrou. “O povo paga os tributos municipais e merece o melhor”, finalizou.

A prefeitura informou em nota que, segundo a Secretaria de Educação, os produtos chegam no Setor de Alimentação Escolar e depois são encaminhados às escolas para a montagem dos kits.

“Os mesmos são conferidos e a orientação é que sejam trocados caso apresentem algum problema. Os produtos que chegaram até às famílias com algum problema foram substituídos assim que informaram a escola”, aponta.

A Secretaria de Educação tem dado kit alimentação para as famílias de alunos das escolas municipais que manifestarem interesse desde 2020. No ano passado, a pasta entregou cerca de 87 mil kits para 11 mil famílias. Por conta da pandemia, a merenda que era consumida na escola é entregue aos pais para levar para casa.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também