terça-feira, 23 abril 2024

Prefeitura de Americana entrega via sem iluminação e controle de velocidade

A Prefeitura de Americana entregou nesta sexta-feira (13) o prolongamento da Rua Florindo Cibin, ligando o Morada do Sol até a região do Parque Gramado. A via, que promete desafogar o trânsito na Avenida da Amizade, foi entregue, no entanto, sem iluminação na maioria de sua extensão e sem dispositivos de controle de velocidade. A previsão dessas instalações é até o final do ano, segundo o prefeito Omar Najar (MDB). 

Para a construção do prolongamento da rua, foi necessário realizar também a transposição do córrego da Gruta Dainese, obra também conclusa, de acordo com a prefeitura. Os custos com projeto, materiais e mão de obra foram arcados pela Incorporadora Jair Faraone Zanaga, em contrapartida por um empreendimento feito na região. 

Já liberada há alguns dias, a via tem ajudado a diminuir o tráfego na Avenida da Amizade, segundo Omar. “Essa é uma obra que prometi na campanha de 2014. É uma reivindicação dos moradores dessa região. Já está favorecendo muito o pessoal do Gramado, Jardim da Paz, Balsa, Mário Covas. E vai gerar uma economia, porque a pessoa que vem da Nicolau João Abdalla, por exemplo, não precisa ir até a Amizade, vem por aqui e já tá em casa”, afirmou o prefeito. 

ESTRUTURA 

A via tem 600 metros de extensão, formando uma baixada. Essa característica, somada ao asfalto novo feito no local, tem feito com que os veículos trafeguem em alta velocidade pelo local, prática que, por enquanto, não é controlada. Questionado sobre essa situação, o prefeito disse que já solicitou estudos à Secretaria de Obras e à Utransv (Unidade de Transportes e Sistema Viário). 

“Estamos estudando o que seria melhor. Sou contra radar, não sou favorável, mas infelizmente tem muito abuso, pessoal desce aqui com uma velocidade impressionante, é até gostoso, parece um tobogã, mas é perigoso”, disse Omar. 

Outro problema na obra recém-inaugurada é a falta de iluminação, falha reconhecida pelo prefeito, que disse que existe um projeto tramitando na CPFL para implantar luzes de LED em toda a extensão da vida. “Vamos iluminar de fora a fora, porque à noite é um breu, dependemos da CPFL, quem sabe a gente consegue até o final do mandato”, afirmou o prefeito. 

O secretário de Obras de Americana, Adriano Camargo Neves, adiantou durante a inauguração que também será feito ainda esse ano o recapeamento de uma série de ruas próximas à Florindo Cibin. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também