sábado, 20 abril 2024

Prefeitura de Americana prepara bolsão de vagas para deficientes

A Prefeitura de Americana prepara um bolsão de vagas de estacionamento exclusivas para portadores de deficiência na Praça Francisco Matarazzo, ao lado do Hospital São Francisco e da Clínica de Terapia Renal Americana, no bairro Vila Gallo.

As imediações da praça serão abrangidas pelas novas vagas criadas pela Área Azul Digital, em fase de testes. A cobrança para estacionar começa em 1º de fevereiro.

As vagas devem atender pacientes que se submetem a diálise, um procedimento que leva de 3 a 4 horas e precisa ser feito em 3 a 4 dias por semana, segundo a assistente social da clínica, Jussara Sanches Trindade.

A solicitação do estacionamento exclusivo foi dela. “Eu fiz o ofício, conversei com a equipe e protocolei solicitando vagas para o nosso público, que fica em diálise, porque ficaria muito pesado ficar pagando zona azul aqui”, declarou.

Segundo ela, a prefeitura se comprometeu a sinalizar sete vagas de estacionamento para deficientes na praça, além de áreas para a parada de vans e ambulâncias de transporte de pacientes. “Lógico que (esse benefício a quem faz diálise) não tem por lei mas pintando já vai ajudar a gente”, disse.

O empresário José Henrique Whitehead, 60, é um dos 131 pacientes da clínica e se manifestou nas redes sociais do prefeito Omar Najar (MDB) sobre a necessidade do estacionamento exclusivo. “Meu tratamento é por 3 horas 4 vezes por semana. Costumo chegar pelo menos 45 minutos antes para procurar vaga”, explicou.

Os doentes renais crônicos não são considerados deficientes pela Lei Federal nº 13146/2015, que instituiu o Estatuto da Pessoa com Deficiência, mas pleiteiam este direito.

O vereador Thiago Martins (PV), que vem acompanhando o caso desde o início, solicitou a criação de 10 novas vagas.

A Prefeitura de Americana informou que a Utransv (Unidade de Transportes e Sistema Viário) está em contato com a clínica e avalia a melhor forma de garantir o atendimento aos pacientes com relação ao estacionamento dos veículos no local. Na próxima semana, esses detalhes devem estar definidos e serão divulgados.

 
 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também