terça-feira, 16 abril 2024

Soprano Niza Tank celebra 90 anos

A soprano coloratura Niza de Castro Tank chega aos 90 anos, nesta segunda-feira, dia 1º. Sua história, repleta de consagrações nos palcos do Brasil e no mundo, tem estreitas ligações com a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, com a qual a cantora mais de uma vez dividiu a cena.

Segundo a secretária municipal de Cultura de Campinas, Sandra Ciocci, “Niza é uma profissional de qualidade indiscutível, com seu virtuosismo e interpretação única. Posso afirmar que como professora é inspiradora e inesquecível”, afirmou.

 Na avaliação do maestro Victor Hugo Toro, regente e diretor artístico da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, “Niza Tank é a história viva da ópera no Brasil. Se Maria Callas é associada historicamente a famosos personagens de ópera como Tosca de Puccini ou Norma de Bellini, Niza será sempre associada a Ceci, o maior personagem feminino da maior e mais famosa ópera brasileira, Il Guarany, de Carlos Gomes. Ela nasceu apenas dois anos após a Sinfônica de Campinas e em todos estes anos escreveu belas páginas musicais junto a OSMC, sendo uma das artistas mais queridas pelo público e pela nossa sinfônica.”

 Niza Tank compartilhou com a Sinfônica momentos marcantes, como a reabertura do Teatro Castro Mendes, em 2012, a sessão solene na Câmara Municipal em celebração do aniversário de Campinas, em 2008. A vida da cantora já rendeu um livro, “Niza, Apesar das Outras” (Imprensa Oficial do Estado de São Paulo: Cultura – Fundação Padre Anchieta, 2004, 266 páginas), uma autobiografia co-assinada por Sara Lopes, no qual a soprano narra momentos de sua vida artística.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também