Home Cidades Após longa espera, cinco respiradores chegam

Após longa espera, cinco respiradores chegam

Somente ontem que mais alguns equipamentos dos kits foram entregues, permitindo a montagem de cinco dos 12 comprados
by Leon Botão

Após longa espera, cinco dos 12 respiradores comprados pela Prefeitura de Americana para reforçar o atendimento de pacientes com Covid-19 no Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi chegaram ao município ontem. A previsão é que o restante dos equipamentos será entregue até a próxima sexta-feira (16), conforme informações divulgadas pelo presidente da Câmara, Thiago Martins (PV).

A compra de 12 respiradores com valores do duodécimo devolvidos antecipadamente pela Câmara à Prefeitura de Americana, anunciada no dia 19 de março, se tornou uma “novela”, nas palavras do próprio prefeito Chico Sardelli (PV).

Após Martins anunciar a devolução antecipada de R$ 700 mil das verbas do Legislativo para a prefeitura, foi dado andamento na compra dos 12 kits de respiradores. No começo de abril, a prefeitura informou que já havia recebido dez monitores multiparâmetros, que fazem parte do kit, mas que ainda faltavam 12 bombas de infusão, 12 ventiladores mecânicos e dois monitores para serem entregues.

Na última sexta, em entrevista coletiva, Chico disse que a “novela” estaria acabando naquele dia, pois um caminhão teria sido enviado à empresa para retirar os equipamentos. Isso não ocorreu.

Somente ontem que mais alguns equipamentos dos kits foram entregues, permitindo a montagem de cinco dos 12.

A chegada dos novos respiradores irá ampliar a oferta de leitos de UTI-Covid no hospital municipal, que hoje tem a melhor situação entre os quatro hospitais da cidade, já que tem 18 dos 26 leitos de UTI ocupados, enquanto os três outros apresentam ocupação de 100% nos leitos de UTI e de enfermaria.

Desses 26, três contam com respiradores alugados pela prefeitura, gasto mensal que poderá ser reduzido com a chegada dos novos equipamentos próprios.

O novo superintendente da Fusame, Edson Eduardo Pramparo, ressaltou a importância da compra. “Receber esses equipamentos num momento como esse, em que há uma alta demanda no atendimento [dos casos de Covid] é de uma importância indescritível; certamente isso nos dará maior segurança na assistência”, avaliou.

Sugestões

Deixe um comentário




Enter Captcha Here :

Pin It on Pinterest

Share This