Home Cidades Bombeiros capturam gambá em residência em Nova Odessa

Bombeiros capturam gambá em residência em Nova Odessa

O animal silvestre foi solto em uma área verde bem longe das residências
by Claudete Campos

A captura de um gambá que invadiu uma residência na Rua das Paineiras, no Jardim das Palmeiras, em Nova Odessa, mobilizou a equipe do Corpo de Bombeiros Voluntários e a Defesa Civil na manhã desta terça-feira (12).

Um vídeo feito pela família e compartilhado pelos bombeiros com o TODODIA mostra o gambá acuado em um canto, do lado de uma geladeira. O animal guinchava toda a vez que os moradores tentavam se aproximar.

Um dos bombeiros que atendeu a ocorrência, Cris, relatou que o animal estava agressivo e foi seguido todo o protocolo de segurança para não estressar ainda mais o bicho. Depois, o animal silvestre foi solto em uma área verde bem longe das residências.  O bombeiro voluntário Márcio Greick comandou o resgate. O comandante da associação, João Carlos da Silva, informou que todo animal que é capturado na área urbana é solto na natureza.

ORIENTAÇÕES

A veterinária e diretora do Parque Ecológico de Nova Odessa, Paula Faciulli, informou que as pessoas devem acionar a Polícia Militar Ambiental se se depararem com um animal silvestre (maritacas, papagaios, saguis, jabutis, gambás, lagartos, corujas) na residência.

Isso se o animal não for embora sozinho. O procedimento de acionar a polícia é para que realize a captura com segurança e para encaminhar a uma instituição adequada.

No caso específico dos gambás, são animais onívoros, portanto,  se alimentam de pequenos vertebrados, ovos, frutos e raízes. “São predadores de escorpiões, aranhas, cobras, insetos. Além disso, são dispersores de sementes, através de suas fezes. Portanto, possuem grande importância ecológica no meio ambiente”, destacou a veterinária. Ela fez um apelo às pessoas. “Nunca devemos maltratá-los, jogar objetos,  pedras, paus e muito menos tocar neles”, orientou a veterinária.

Há explicação porque aparecem em residências. “Hoje em dia é muito comum encontrar gambás em residências. Isso vem ocorrendo devido à perda de seu habitat natural, e por ser um animal muito adaptado a áreas urbanas. Eles vêm em busca de alimentos e lugares para fazer seu ninho”, explicou a diretora do Parque Ecológico.

Ainda orientou as pessoas a não manterem animais silvestres em casa. “Lembre-se: ter um animal silvestre em casa não regularizado é crime ambiental”, informou a veterinária.

Sugestões

Deixe um comentário




Enter Captcha Here :

Pin It on Pinterest

Share This