domingo, 21 abril 2024
ECONOMIA

4 em cada 10 brasileiros afirmam que nunca ou raramente sobra dinheiro no fim do mês

Outros 36% estão preocupados que o dinheiro não vai dar durar, aponta pesquisa
Por
REDAÇÃO
Foto: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil

Há algum tempo os brasileiros não conseguem um bem-estar financeiro. Segundo levantamento realizado pelo Banco Central, em parceria com o Fundo Garantidor de Créditos (FGC), 4 em cada 10 brasileiros afirmam que nunca ou raramente sobra dinheiro no fim do mês. A base de dados ainda reforça que 36% estão preocupados que o dinheiro não vai durar.

A pesquisa mostra ainda que 48,6% dos brasileiros estão se virando financeiramente, ou seja, conseguem liquidar parte das dívidas deixando outras para o próximo mês. Do total, 49,1% afirmam que problemas financeiros são motivos de estresse em casa.

Participaram da pesquisa dois mil brasileiros, entre 16 e 79 anos de idade, de uma amostra representativa de diversas regiões do país. Dos entrevistados, 6 em cada 10 afirmaram não ter resiliência financeira, ou seja, se acontecesse algo inesperado neste momento, no mesmo valor da renda mensal, a maioria não conseguiria arcar sem recorrer a empréstimos ou apoio familiar.

O levantamento ainda mapeou as decisões comportamentais ligadas ao uso de produtos e serviços por meio da tecnologia. 93% dos entrevistados afirmam não compartilhar senhas bancárias com amigos e familiares e 90,3% não compartilham informações sobre finanças pessoais publicamente on-line. Por outro lado, apenas 13% das pessoas entrevistadas trocam regularmente as senhas em sites de compras e administração de finanças pessoais.

Dentre a lista de 23 produtos e serviços usados pelo Banco Central para medir a inclusão financeira dos brasileiros, 74% dos entrevistados conhecem, ao menos, 13 ou mais produtos ou serviços listados. Pix, cartão de crédito e conta corrente ou conta salário são os produtos ou serviços mais utilizados pelos brasileiros, o PIX foi o mais lembrado com 91,6% de conhecimento e 64% de uso.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também