domingo, 21 abril 2024
CONECTIVIDADE

5G será ativado em mais 459 municípios

Com a decisão, 1423 cidades passam a ter a liberação de estações do 5G
Por
João Victor Viana
Foto: Reprodução | Governo Federal

Mais de 459 municípios, em que as prestadoras adquiriram lotes na faixa de 3,5 GHz, poderão solicitar à Anatel o licenciamento e ativação de estações de 5G, a partir do próximo dia 30. A decisão aconteceu nesta quarta-feira (24), em Reunião Ordinária do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz – GAISPI.

Com a atualização das cidades aprovadas, a faixa de 3,5 GHz passa a ser liberada para utilização do 5G em 1.423 munícipios. Abrangendo cerca de 138 milhões de brasileiros.

Para consultar os munícipios com liberação, o GAISPI possui um painel de dados que mostra as cidades que já possuem aprovação, e o planejamento das próximas ações.

Vale ressaltar que a liberação da faixa não significa que a rede 5G estará liberada de imediato. A instalação depende do planejamento de cada prestadora do serviço.

TV Parabólica
Quem recebe as transmissões da TV Aberta pela antena parabólica precisa adaptar seu equipamento, já que a recepção do sinal de televisão aberta e gratuita por meio de antenas parabólicas será migrado da banda C satelital para a banda Ku.

Os inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que recebem sinal da TV por antena parabólica, estão liberados para solicitar o kit gratuito para a adaptação do equipamento.

Cidades da região com sinal 5G já liberado
Alguns munícipios da nossa região já possuem o sinal liberado. Em abril, Americana, Santa Bárbara d’Oeste e Nova Odessa receberam a liberação da Anatel. Hortolândia e Sumaré oficializaram a disponibilidade do 5G em janeiro.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também