sábado, 22 junho 2024
PROTEÇÃO RESIDENCIAL

Apartamentos chamam atenção de bandidos durante as festas

A tecnologia é uma aliada importante dos condomínios, mas algumas orientações simples podem reforçar a segurança dos apartamentos, neste fim de ano
Por
Carla Mendrot
Foto: Divulgação / PX

É comum, nesta época do ano, que as pessoas aproveitem para viajar, passear ou confraternizar com amigos e familiares, deixando suas residências sozinhas. Enquanto os moradores se preparam para merecido descanso e diversão, os criminosos também aproveitam para agir. Isso resulta no aumento dos crimes como furto de residências.

De acordo com a cartilha da Polícia Militar do Estado de São Paulo distribuída pelo Secovi, a falha no controle de acesso responde por 70% das invasões em condomínios, sendo que 90% delas ocorrem pela porta da frente.

No entanto, a criatividade dos criminosos está em constante evolução, introduzindo novas estratégias de furto. Isso requer que síndicos e administradoras adotem medidas mais rigorosas de monitoramento e orientação para proteger os moradores e identificar, ou até mesmo antecipar, situações perigosas.

Veja algumas dicas para reforçar a segurança condominial neste período:

Para Apartamentos de Temporada, é importante esclarecer as normas para locações das unidades.

Em locais litorâneos e turísticos, o aluguel de apartamentos tende a aumentar, especialmente por meio de aplicativos como Airbnb e Booking.com. No entanto, é crucial estabelecer regras internas no condomínio, como ficha cadastral com dados dos visitantes, registro de tempo de permanência, limitação de pessoas e controle de acesso de veículos e indivíduos.

Orientações para o Uso de Áreas Comuns, Horários de Barulho e Restrição de Festas:

  • Estabeleça regras claras para o uso de piscinas, quadras esportivas e outras áreas compartilhadas.
  • Durante esse período, é comum haver maior movimentação nas áreas comuns do condomínio. O síndico deve implementar estratégias para monitorar e controlar o fluxo de pessoas nesses espaços.
  • É recomendável proibir o acesso à piscina e quadras em datas específicas de festividades para evitar acidentes. Além disso, definir dias e horários de uso e restringir o acesso a não residentes, especialmente em propriedades alugadas, é uma prática recomendada.
  • Reforçar a Organização do Recebimento de Encomendas:
  • Com o aumento do fluxo de entregas de presentes, compras, serviços de entrega e correspondências, é essencial uma organização precisa para garantir que os moradores recebam todos os itens.

Além das tecnologias disponíveis no mercado, como o aplicativo Gruvi desenvolvido pela Superlógica, que oferece diversas funcionalidades para facilitar a rotina do condomínio, é crucial estabelecer regras para o recebimento e orientar sobre dias e horários para evitar sobrecarregar recepções e portarias.

Informar o Síndico:

  • Informar o síndico sobre sua ausência é uma medida inteligente. Eles, assim como os porteiros, são aliados valiosos na manutenção da segurança do local. Qualquer atividade suspeita pode ser prontamente identificada, proporcionando ainda mais proteção para sua residência.

Compartilhar Chaves com Pessoas de Confiança:

  • Selecione cuidadosamente quem terá acesso à sua residência durante sua ausência. Entrar em contato com amigos, familiares ou vizinhos de confiança para compartilhar uma cópia da chave pode ser uma estratégia eficaz. Certifique-se de que essas pessoas estejam dispostas a fazer verificações regulares na propriedade, garantindo a segurança enquanto você estiver fora.
Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também