Domingo, 26 Junho 2022

Aposentada de 92 anos já tricotou mais de 1000 cachecóis para população de rua

Brasil + Mundodistração e solidariedade

Aposentada de 92 anos já tricotou mais de 1000 cachecóis para população de rua

Desde que se aposentou, em 2017, Josephina Arriola dedica boa parte do seu dia a dia tricotando cachecóis para pessoas em situação de rua

As peças colorem a sala da aposentada, onde ela gosta de fazer suas criações (Foto: Reprodução)

Nos últimos cinco anos, ela estima que já produziu e doou mais de 1.000 peças.

Dona Phina, como é carinhosamente chamada na comunidade, é apaixonada pela arte de tricotar. Com paciência, ela entrelaça os milhares de fios que dão forma a cachecóis de cores e tamanhos variados.

Antes de entregá-las para doação, as peças colorem a sala da aposentada, onde ela gosta de fazer suas criações.

Campanha do Agasalho

Em entrevista à emissora RPC, Dona Phina contou que aprendeu os segredos do ponto avesso e direito do tricô quando era adolescente.

Ao se aposentar, ela se viu motivada a tornar o passatempo em uma iniciativa social de impacto "Isso aqui aparece, né? E o serviço da casa não aparece nunca. Você faz e desmancha, faz e desmancha, você mesmo faz e você mesmo desmancha tudo", brincou.

Conforme as peças são cuidadosamente produzidas, as filhas da paranaense ficam responsáveis por distribuí-las pela cidade.

Inclusive, são elas que compram a lã utilizada por Dona Phina para o trabalho solidário. "Eu acho que se eu fizer alguma coisa que tem utilidade, eu acho que já tô feliz da vida […] fazer sem olhar pra quem".

De acordo com a Prefeitura de Curitiba, há pelos menos 3 mil famílias em situação de rua na capital. O número é 15% maior do que o registro do início da pandemia, em 2020.

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://tododia.com.br/