segunda-feira, 22 julho 2024

Brasil continua com muita chuva nesta quarta-feira

Grandes áreas de instabilidade continuam se formando sobre o Brasil, abrangendo grande parte de todas as Regiões do país 

Grandes áreas de instabilidade continuam se formando sobre o Brasil, abrangendo grande parte de todas as Regiões do país. O ar quente úmido que predomina sobre o Brasil e a circulação dos ventos, em vários níveis da atmosfera, geram a formação de muitas nuvens carregadas. Estas áreas de instabilidade se espalham pelo litoral e pelo o interior do país provocando muita chuva sobre as Regiões Sudeste, Norte e Nordeste, parte do Sul e do Centro-Oeste.

Previsão do tempo para – 30/11/2012 – quarta-feira

Região Sul

Permanece a situação de alerta para muita chuva no leste de Santa Catarina e no litoral do Paraná. Apenas o sudoeste do Rio Grande do Sul permanece sem chuva. Há previsão de muita chuva também para a Grande Curitiba e a Grande Florianópolis.

O volume de água excessivo e em pouco tempo causa enchentes e encharcamento do solo resultando em deslizamentos de terra. Em Schroeder /Rancho Bom, o Epagri mediu 540 mm de chuva entre a madrugada do dia 26 e a madrugada do dia 30 de novembro.

As demais áreas do Sul do Brasil vão ter períodos com sol e pancadas de chuva, que podem ser moderadas a fortes, mas em geral à tarde e à noite.

Região Sudeste

O tempo permanece muito instável na Região Sudeste do Brasil. Há condições para muitas pancadas de chuva com raios em toda a Região, principalmente à tarde e à noite. No leste de Minas Gerais, no norte do Rio De Janeiro, no sul de São Paulo e no Espírito Santo há maior chance de chover também pela manhã.

O litoral sul de São Paulo e o Vale do Ribeira, no sul do estado de São Paulo, permanecem em alerta para chuva volumosa e há risco de deslizamentos de terra e enchentes.

Região Centro-Oeste

O sol ainda aparece forte em Mato Grosso do Sul, mas algumas pancadas de chuva de curta duração podem ocorrer em quase todo o estado. Só não deve chover na fronteira com o Paraguai.

Em Goiás, Distrito Federal e em todo o Mato Grosso, o sol aparece em grande parte do dia e ocorrem pancadas de chuva com raios, que podem ser fortes, principalmente à tarde e à noite.

Região Nordeste

Mais um dia com muitas áreas de instabilidade sobre a Região Nordeste do Brasil. Há condições para pancadas de chuva no litoral e no interior de todos os estados, com risco de temporais e fortes pancadas de chuva, inclusive em áreas de sertão. Pode chover a qualquer hora. A chuva é passageira apenas no Rio Grande do Norte . Tem risco de chuva moderada a forte em quase todas as capitais, exceto em Natal e em João Pessoa.

Região Norte

Muitas áreas de instabilidade continuam sobre a Região Norte do Brasil. A maior parte da Região tem um dia com muita nebulosidade e pancadas de chuva com raios frequentes. Os períodos com sol devem ser maiores no Amazonas, em Roraima, no Acre e em Rondônia. Rondônia e Acre têm pancadas de chuva, mas em geral rápidas. Há risco de chuva forte em todos os demais estados da Região Norte.

Alertas meteorológicos para 30/11/2012 – quarta-feira

Atenção para o risco de chuva forte nas capitais Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Goiânia, Brasília, Cuiabá, Palmas, Manaus, Boa Vista, Macapá, Belém, Salvador, Aracaju, Maceió, Recife, Fortaleza, Teresina e São Luís.

Alerta especial: perigo de temporais e chuva muito volumosa com grande potencial para transtornos como enchentes, deslizamentos de terra e alagamentos no litoral no litoral de Santa Catarina e no Vale do Itajaí.

Alerta para temporais na serra do Rio Grande do Sul, no centro-leste de Santa Catarina, no leste do Paraná,no sul e centro-leste de São Paulo, no estado do Rio de Janeiro, em todo o Espírito Santo, no Sul de Minas, no Alto Paranaíba, Goiânia e centro de Goiás, no noroeste de Mato Grosso, no centro e leste de Minas Gerais, no sul, leste, litoral e nordeste da Bahia (inclui Chapada Diamantina), em Sergipe, Alagoas, em todo o interior de Pernambuco, no sertão da Paraíba, no centro-sul do Ceará, nordeste do Piauí, no sul do Maranhão, norte do Tocantins, no centro, leste e norte do Pará e no Amapá.

Atenção para chuva moderada forte, com raios e ventos por vezes fortes no norte do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina, Paraná, no centro, norte e oeste de São Paulo, no centro-norte de Minas Gerais, no sul, centro, norte e leste de Mato Grosso, em Goiás (exceto no centro do estado), no Distrito Federal, no centro-sul do Tocantins, no sul e centro-oeste do Pará, no Amazonas (exceto no sul do estado), em Roraima, no sul de Rondônia, no Maranhão (exceto no sul do estado), no Piauí (exceto no nordeste do e estado), no litoral e norte do Ceará, agreste da Paraíba e no centro-oeste do Rio Grande do Norte.

Atenção para o ar seco com nível de umidade entre 21 e 30% nas horas mais quentes do dia no sudoeste do Rio Grande do Sul 

Com informações do Climatempo e G1

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também