terça-feira, 23 abril 2024
ENEM 2023

Candidatos do Enem poderão solicitar a reaplicação do exame do dia 13 a 17 de novembro

As pessoas que tiveram problemas no dia da prova terá uma nova oportunidade
Por
Vitória Silva
Foto: Joédson Alves / Agência Brasil

Os candidatos que se inscreveram no Exame Nacional do Ensino Médio 2023 (Enem) e não puderam participar da prova por problemas logísticos ou por alguma doença infectocontagiosa, poderão solicitar do dia 13 a 17 de novembro, uma nova oportunidade para realizar a prova, através da Página do Participante. A reaplicação do exame será nos dias 12 e 13 de dezembro.

O Ministério da Educação divulgou que “o mesmo vale para as pessoas que não compareceram porque foram alocadas a uma distância superior a 30 quilômetros da residência informada na inscrição”.

Dos problemas logísticos que permitem a reaplicação das provas para os candidatos prejudicados, alguns estão a comprometimento da infraestrutura; falta de energia elétrica no local de prova; falha no dispositivo eletrônico fornecido ao participante; e erro no procedimento de aplicação da prova, caso comprove prejuízo ao participante.

Doenças
Os tipos de doenças infectocontagiosas que permitem a reaplicação da prova são: covid-19, turbeculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola e varicela.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) esclarece que, “nos casos de doenças infectocontagiosas, os pedidos de reaplicação devem ser acompanhados por documentos comprobatórios, que serão analisados pelo Inep individualmente”.

Nos casos de ausência em razão a problemas logísticos, o Inep analisará solicitações, conforme as intercorrências registradas.

Reaplicação do exame
O candidato deve acessar a “Página do Participante” e apresentar um documento que comprove a necessidade de realizar o exame. Os dados inseridos no pedido não podem ser alterados depois do envio.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também