terça-feira, 27 fevereiro 2024
OLIMPÍADAS DE MATEMÁTICA

Começam as inscrições para a 19° OBMEP 2024

A Olimpíada premiará os melhores competidores de escolas públicas com uma bolsa de R$ 300
Por
Vanessa Oliveira

As inscrições para a OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) tiveram início nesta segunda-feira (5) e podem ser realizadas até o dia 15 de março. Realizada pelo IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada) essa é a maior competição científica do país e contempla mais de 18 milhões de estudantes do 6° ano do Ensino fundamental ao 3° ano do ensino médio.

Podem participar instituições particulares e públicas municipais, estaduais e federais. Apenas as escolas podem realizar as inscrições através do site da OBMEP até 15 de março.

Segundo a organização a competição irá distribuir esse ano 8.450 medalhas nacionais, sendo 650 de ouro, 1.950 de prata e 5.850 de bronze, além de 51 mil certificados de menção honrosa. Os alunos premiados nacionalmente são convidados a participar do PIC (Programa de Iniciação Científica Jr) como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico. A iniciativa oferece uma bolsa de R$ 300 aos participantes de escolas públicas que integram o programa.

Essa edição vai homenagear os 100 anos dos cientistas Johanna Döbereiner e César Lattes, cujas descobertas mostram o alto nível de produção científica no Brasil.

Em Americana os estudantes das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) Milton Santos, Paulo Freire, Florestan Fernandes, Jonas Corrêa de Arruda Filho e do CAIC Prof. Sylvino Chinelatto em Americana foram reconhecidos pela Olimpíada.

Para estimular cada vez mais a participação dos estudantes, a OBMEP também irá premiar alunos com melhor desempenho estadual. Pelo menos, 20,5 mil medalhas estaduais vão ser distribuídas, mas sem direito a bolsa do PIC.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também