segunda-feira, 22 julho 2024

Conheça a Pigcasso, a porca ‘pintora’ sulafricana

O animal foi resgatado de uma fazenda e está fazendo sucesso com suas obras 

Segundo Joanne Lefson, diretora da ONG, a porca “adora” retratar as paisagens sulafricanas (Foto: Reprodução)

Em maio de 2016, a ONG Farm Sanctuary SA da África do Sul resgatou uma porca que estava na fila do abatedouro. O animal, que pesa cerca de 204 kg, vem ganhando fama mundial porque se mostrou um verdadeiro “artista”. Chamada de Pigcasso (mistura de ‘pig’, porco em inglês, com o pintor espanhol Picasso), a porquinha sulafricana cria obras no estilo expressionismo abstrato, com muita cor. Ela ganhou o apelido após mostrar um curioso talento para arte.

Porcos, por natureza, são animais que gostam de explorar e aprendem muito em um ambiente doméstico. Assim como cães, são capazes de compreender diversas brincadeiras e até mesmo os nomes dados pelos donos.

Segundo Joanne Lefson, diretora da ONG, a porca “adora” retratar as paisagens sulafricanas. Curiosamente, ela é a primeira “artista” não humana a ter uma exposição permanente e exclusiva de suas obras. Os interessados na arte da Pigcasso podem visitar o museu Oink, que está localizado no centro comercial Clock Tower, na Cidade do Cabo.

Até agora, a “artista animal” já rendeu mais de R$ 11 mil para a instituição protetora dos animais, com a venda de seus quadros. As obras já foram adquiridas por colecionadores de diversos países, como Estados Unidos, Alemanha e do País de Gales. Neste último caso, um casal galês pagou nada menos que R$ 6,7 mil por uma pintura acrílica sobre tela.

Com o sucesso que vem gerando na internet, a Pigcasso, que está com quase dois anos de idade, além de dar visibilidade para o trabalho da ONG Farm Sanctuary SA, está ajudando a arrecadar fundos para que outros animais sejam resgatados de fazendas de abate.

Assista abaixo um vídeo da porca pintando:

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também