quarta-feira, 19 junho 2024
VACINANDO

Dia Nacional da Imunização: Instituto Butantan destaca a importância da imunização para a saúde coletiva

Brasil se destaca com plano de imunização que oferece 48 imunobiológicos gratuitos
Por
Felipe Gomes
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Foi celebrado neste domingo (9) o Dia Nacional da Imunização. Na ocasião, o Instituto Butantan destaca a importância de ressaltar não apenas o impacto individual das vacinas, mas também o impacto coletivo. Com uma população amplamente imunizada, os vírus e bactérias encontram menos oportunidades para se replicar e se espalhar, reduzindo sua capacidade de transmissão.


A vacinação, além de proteger o organismo contra infecções e prevenir doenças transmissíveis graves, também tem o poder de reduzir a circulação de vírus e bactérias quando realizada em larga escala. Esse cenário beneficia até mesmo aqueles que não receberam a vacina, um fenômeno conhecido como imunidade coletiva ou de efeito rebanho.


Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a vacinação contra 14 doenças transmissíveis, incluindo difteria, hepatite B, sarampo, coqueluche, poliomielite e febre amarela, salvou 154 milhões de vidas e diminuiu em 40% o número de mortes infantis em todo o mundo nos últimos 50 anos.


Um exemplo de sucesso das campanhas de vacinação é a erradicação da varíola, que foi a primeira doença transmissível a ser eliminada globalmente. O esforço global liderado pela OMS resultou na administração de mais de meio bilhão de vacinas ao longo de mais de uma década.


VACINAÇÃO NO BRASIL


Atualmente, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) oferece 48 imunobiológicos gratuitos, incluindo 31 vacinas, 13 soros e quatro imunoglobulinas. Há doses disponíveis para todas as faixas etárias, além de campanhas anuais para atualização da caderneta de vacinação.
O Calendário Nacional de Vacinação no Brasil abrange não apenas crianças, mas também adolescentes, adultos, idosos, gestantes e povos indígenas, totalizando 19 vacinas disponíveis para imunização rotineira.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também