quarta-feira, 19 junho 2024
DIPLOMACIA

Espanha, Irlanda e Noruega reconhecem a Palestina como um Estado independente

Após o reconhecimento oficial dos três países, Israel convocou diplomatas para esclarecimento
Por
Felipe Gomes

Nesta quarta-feira (22), Espanha, Irlanda e Noruega anunciaram o reconhecimento da Palestina como um Estado Independente. Além dos três, mais 142 dos 193 países membros da ONU (Organização das Nações Unidas) reconhecem a Palestina como estado, inclusive o Brasil. O reconhecimento começa a valer a partir do dia 29 de maio. Atualmente, a Palestina tem status de “Estado Observador Permanente”.
O movimento se torna um marco histórico, pois é a primeira vez desde o início da guerra entre Israel e Hamas, que a Palestina está sendo reconhecida como um Estado Independente. A decisão isola ainda mais Israel dos países Ocidentais, além de acentuar a discussão sobre um cessar fogo.
Após a divulgação das decisões dos países, Israel convocou os diplomatas dos três países para uma reunião em Tel Aviv para esclarecimentos. Desde o início dos bombardeias de 7 de outubro, os governos da Espanha e Irlanda, tem sido uma oposição ao primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu.
A guerra tem deixado Gaza em ruínas, a população palestina está sem saneamento básico, sem acesso a alimentação. De acordo com o Ministério da Saúde de Gaza, controlado pelo Hamas, já são mais de 35 mil mortos, em sua maioria civis.
O reconhecimento dos três países pode gerar uma onda de reconhecimentos ao Estado Palestino

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também