sábado, 27 abril 2024

Espécie rara de sagui-da-serra-escuro nasce em Araçoiaba da Serra

Os mais novos integrantes da unidade nasceram no final de março

Por Carlos Kabela

Foto: Portal Governo Estado de São Paulo

O Núcleo de Conservação da Fauna Silvestre (CECFAU), divulgou essa semana o nascimento de raros filhotes de Sagui-da-serra-escuro, conhecido popularmente como sagui-caveirinha, espécie de primata da família Callitrichida ameaçada de extinção.


O nascimento dos filhotes aconteceu na cidade de Araçoiaba da Serra, interior de São Paulo.
Os mais novos integrantes da unidade nasceram no final de março e são facilmente identificados por apresentar a face branca, que lembra um pequeno crânio, em contraste com o pelo e o corpo todo preto.


O nascimento foi especial e diferente dos anteriores, já que a primata gestante precisou ser submetida a uma cesárea, além de ser a primeira vez que os filhotes do casal de saguis que vivem no núcleo nasceram vivos. Nas tentativas anteriores, a fêmea teve dificuldade e os bebês não sobreviveram.


Com um habitat restrito à Mata Atlântica da região Sudeste, principalmente em áreas florestadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, os saguis vivem em grupos, em média, de dois a 11 indivíduos. Por seu alto consumo de frutos, a espécie tem um papel fundamental na dispersão de sementes nas áreas onde vive.


Estes filhotes são o resultado dos esforços do Núcleo de Conservação de Fauna Silvestre do estado de São Paulo, que tem como objetivo reproduzir espécies nativas ameaçadas de extinção para contribuir com ações de conservação”, afirma Giannina Piatto Clerici, assessora técnica do CECFAU.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também