terça-feira, 27 fevereiro 2024

Estrela do balé da Ucrânia morre em invasão da Rússia a Kiev

Após ser ferido no ataque das tropas russas a Kiev, ele esteva internado no hospital

Principal bailarino da Ópera Nacional de Kiev, com turnês realizadas na Europa e nos Estados Unidos, Datsishin atuou nos papéis principais de peças aclamadas como “Lagos dos Cines”, “O Quebra-Nozes”, “Bela Adormecida” e “Romeu e Julieta” (Foto: Reprodução/ Facebook)

O bailarino ucraniano Artiom Datsishin morreu nesta quinta (17), aos 43 anos, três semanas após ser ferido no ataque das tropas russas a Kiev em 26 de fevereiro.

Ele estava internado no hospital desde a invasão. A morte foi confirmada por Tatiana Borovik, próxima de Datsishin, nesta quinta-feira pelo Facebook.

“Adeus, meu caro homem! Não consigo expressar a dor no meu coração que está a me esmagar! Em memória amorosa de ti”, escreveu ela.

Principal bailarino da Ópera Nacional de Kiev, com turnês realizadas na Europa e nos Estados Unidos, Datsishin atuou nos papéis principais de peças aclamadas como “Lagos dos Cines”, “O Quebra-Nozes”, “Bela Adormecida” e “Romeu e Julieta”.

Coreógrafo russo e ex-diretor do balé Bolshoi, Alexei Ratmanski foi um dos nomes do balé mundial que lamentou a morte de Datsishin. “Artyrom Datsishin, o principal dançarino da Ópera Nacional da Ucrânia morreu hoje em Kiev por ferimentos recebidos em 26 de fevereiro sob a artilharia russa. Ele era um lindo dançarino amado por seus colegas. Uma dor insuportável”, escreveu em sua conta no Instagram nesta quinta.

O diretor da Ópera Nacional da Ucrânia, Anatoli Sovovianenko, também se manifestou: “Morreu nosso colega, um artista maravilhoso, um famoso solista da companhia de balé.”

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também