segunda-feira, 4 março 2024
INNOVATION

Expo Favela aconteceu nesse final de semana em São Paulo

Por
Redação
A professora e empreendedora Perla Santos, da papelaria Pérolas da Perla, participa da feira nacional de negócios Expo Favela Innovation, no Expo Center Norte. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Um final de semana marcante para o mundo do empreendedorismo, isso porque aconteceu no Expo Center Norte na capital Paulista a Expo Favela Innovation.

A edição nacional do evento ofereceu atividades como conferências, debates, palestras, workshops, exposições, rodadas de negócios, pitches de startups, mentorias, cursos, shows, filmes, desfiles e muitas outras iniciativas criadas por moradores das favelas de todo o país.

O sucesso da feira já foi demonstrado logo no primeiro dia, na sexta-feira (1º), com o registro da presença de mais de 12 mil visitantes.

O estande da professora Perla Santos, uma das expositoras do Rio Grande do Sul, é um dos que mais chamam a atenção, justamente por sua figura diante do balcão. Caracterizada de princesa negra, ela explica que, como educadora da rede pública de ensino, percebeu, nas falas de seus alunos, as consequências da falta de representatividade negra. Há dois anos ela encontrou seu nicho: o de papelaria. E criou a marca Pérolas da Perla.

“Sou professora há 20 anos e vi que meus alunos negros tinham muito problema de autoestima e autoimagem, porque ainda tinham como referencial a história negra a partir da escravidão. Então, comecei a apresentar a eles a história negra que vem diretamente dos tronos africanos. E aí, comecei a confeccionar materiais e as pessoas passaram a se interessar e a querer adquirir. Comecei a fazer curso de papelaria e a fazer toda a linha de material afrocentrada.”

Segundo a proprietária, a papelaria é a primeira “afroafetiva e combativa” de que se tem notícia. “Não vai trazer só a imagem negra, mas, dentro do caderno, traz a história negra, como um livro. A gente sabe que um livro é muito caro, mas o material escolar é acessível. Então, desde o lápis você tem uma história, o marca-página, os jogos pedagógicos e os cadernos”, destaca.

A Expo Favela passou durante todo o ano por diversos estados do Brasil, que culminou no evento nacional ocorrido nesse final de semana em São Paulo. Os números que mostram o sucesso do evento estão no site da própria feira https://expofavela.com.br.

Rovena Rosa/Agência Brasil
Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também