quinta-feira, 25 abril 2024

Giro

AVC • Covid • Barbara Victoria 

NOVIDADE | Queiroga durante evento médico ontem (Foto: Rovena Rosa / Agência Brasil)

 Ministro Queiroga anuncia incorporação de tecnologia para tratar AVC pelo SUS

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou nesta quarta (10) a inclusão da trombectomia nos procedimentos realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Altamente especializado e usado na fase aguda do AVC, o tratamento consiste na inserção de um cateter no vaso sanguíneo do paciente para remover o bloqueio e restaurar o fluxo sanguíneo para a área afetada. A tecnologia deve estar completamente implantada até o final do ano. O anúncio foi feito na abertura do Global Stroke Alliance – for Stroke without Frontiers, um congresso médico destinado a debater o Acidente Vascular Cerebral (AVC), na capital paulista. Segundo Queiroga, a logística da trombectomia é complexa, mas já há experiência nacional para realizar esse procedimento.

Média móvel de novos casos de Covid se mantém em queda há 20 dias

O Brasil registrou 254 mortes por Covid e 29.945 casos da doença, nesta quarta-feira (10). Com isso, o país chegou a 680.852 vidas perdidas e a 34.095.595 pessoas infectadas pelo Sars-CoV-2 desde o início da pandemia. A média móvel de casos está em queda há 20 dias e agora é de 24.038 infecções por dia (redução de 32% em relação aos dados de duas semanas atrás). A média de mortes se manteve em estabilidade (sem variações superiores a 15%) e agora é de 217 óbitos por dia. Ao todo, 180.260.908 pessoas receberam pelo menos a primeira dose de uma vacina contra a Covid no Brasil. Somadas as doses únicas da vacina da Janssen contra a Covid, já são 169.487.637 pessoas com as duas doses ou com uma dose da vacina da Janssen.

Homem encontrado morto em BH é o assassino de Barbara Victoria, diz polícia

O homem de 50 anos encontrado morto em Belo Horizonte no último dia 3 é o assassino da menina Barbara Victoria Vitalino Rodrigues, 10, que teve o corpo encontrado em um matagal de Ribeirão das Neves, na região metropolitana da capital, um dia antes. As informações são do delegado responsável pelas investigações, Fábio Werneck. O homem, identificado como Paulo Sérgio de Oliveira, forneceu voluntariamente material para realização de exame de DNA um dia antes de morrer. Ele teria cometido suicídio. O resultado foi confrontado com secreções encontradas no corpo de Barbara. A menina foi estuprada e morreu enforcada.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também