segunda-feira, 23 junho 2025

Giro

Delação • PIX • Covid 

DELAÇÃO | O governador do Rio, Cláudio Castro (Foto: Divulgação)

Delação contra Cláudio Castro cita também Rodrigo Maia, aliado de Freixo

A delação do empresário Marcus Vinícius Azevedo da Silva, homologada no final de 2020, atinge tanto o governador Cláudio Castro (PL), candidato à reeleição, como o secretário Rodrigo Maia (PSDB), aliado próximo do deputado federal Marcelo Freixo (PSB) nesta campanha para o Governo do Rio de Janeiro. Silva afirmou em depoimento ao MPF (Ministério Público Federal), em agosto de 2020, que começou sua atividade criminosa em 2005 tendo como missão obter recursos para a campanha de Maia. O dinheiro viria de convênios firmados com a Prefeitura do Rio de Janeiro, à época comandada por Cesar Maia (PSDB), vice de Freixo. O empresário narrou em acordo de colaboração sua versão sobre sua atuação criminosa em órgãos públicos do estado até julho de 2019, quando foi preso na Operação Catarata, que mirou desvios em projetos sociais.

137 mil chaves Pix de clientes da rede Ipiranga vazaram, afirma Banco Central

O Banco Central comunicou nesta sexta-feira (16) o vazamento de dados vinculados a 137.285 chaves Pix de clientes do Abastece Aí, aplicativo da rede de postos Ipiranga, entre 1º de julho e 14 de setembro. Segundo a autarquia, não foram expostos dados sensíveis, como senhas, informações de movimentações ou saldos financeiros em contas ou outras informações sob sigilo bancário. “As informações obtidas são de natureza cadastral, que não permitem movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras”, comunicou a autoridade monetária em nota. A empresa que opera o aplicativo Abastece Aí disse que, conforme informado pelo BC, senhas e saldos não estão entre as informações acessadas.

Média móvel de mortes por Covid-19 fica em 69 e completa dez dias abaixo de 100

O Brasil registrou, nesta sexta-feira (16), 92 mortes por Covid e 10.891 casos da doença. Com isso, o país chega a 685.350 vidas perdidas e a 34.621.481 pessoas infectadas pelo coronavírus desde o início da pandemia. Com uma média móvel de mortes de 69 por dia, país completa dez dias consecutivos com esse número abaixo de 100. Já a média móvel de casos é de 8.223. Ao todo, 181.028.610 pessoas receberam pelo menos a primeira dose de uma vacina contra a Covid no Brasil. Somadas as doses únicas da vacina da Janssen, são 170.443.576 pessoas com as duas doses ou com dose única. O país já tem 84,27% da população com a 1ª dose e 79,34% com as duas doses ou dose única.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também