quinta-feira, 25 julho 2024
EMPREGABILIDADE E SEGURANÇA

Governo de SP amplia atendimento em Libras

Programa São Paulo São Libras, lançado no mês de outubro, está presente em 1,4 mil delegacias do estado
Por
REDAÇÃO
Foto: Divulgação/Governo de SP

O Programa São Paulo São Libras, lançado em outubro, expandiu seu alcance para 20 Polos de Empregabilidade Inclusiva (PEIs) e 233 Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs) em diferentes regiões do estado. A iniciativa possibilita que equipes de serviços estaduais acionem intérpretes de Libras por videochamada, facilitando a comunicação com pessoas com deficiência auditiva.

Coordenado pelo Governo de São Paulo por meio Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, o programa vai implementar uma Central de Interpretação de Libras em todos os órgãos públicos estaduais para viabilizar atendimento inclusivo, na Língua Brasileira de Sinais, a aproximadamente 590 mil pessoas com deficiência auditiva que vivem nos 645 municípios paulistas.

Inicialmente, a Central foi estabelecida em cerca de 1,4 mil delegacias em parceria com a Secretaria da Segurança Pública. Agora, com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o São Paulo São Libras está disponível em 20 PEIs e 233 PATs.

“A implementação em todos os serviços estaduais está sendo feita gradualmente, de forma que todas as equipes conheçam o programa e sua funcionalidade. É um trabalho que conta com a participação de todas as pastas estaduais, com mapeamento de seus equipamentos e muito diálogo para a viabilização da plataforma seja feita de forma eficaz”, destaca o secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa.

“A expansão deste programa para os PEIs e PATs é um passo muito importante em direção à inclusão. Melhorar a comunicação nos serviços públicos, como nos postos com vagas de trabalho, vai facilitar o acesso de pessoas com deficiência auditiva e dar a elas maior oportunidade de mudar suas vidas. Essa iniciativa segue as diretrizes do governador Tarcísio para um governo com diálogo, desenvolvimento e dignidade”, reforça a secretária executiva de Desenvolvimento Econômico, Juliana Cardoso.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também