Governo de SP oferece curso gratuito para empreendedores; é 100% online
As inscrições estão abertas até 21 de julho para micro, pequenas e médias empresas que querem exportar; podem ser feitas gratuitamente pelo site da InvestSP
O Governo de São Paulo abre inscrições para 150 micro, pequenas e médias empresas, além de startups e produtores rurais que estejam interessados em exportar produtos e serviços para o mercado internacional.
Para participar da seleção, empreendedores de qualquer região do Estado e de qualquer setor podem se cadastrar pelo site da InvestSP pelo endereço eletrônico https://www.investe.sp.gov.br/.
O treinamento tem duração de quatro meses e acontece em formato 100% online e após a conclusão, os empreendedores ainda serão acompanhados por especialistas por até dois anos. As inscrições para participar vão até 21 de julho.
A seleção é feita com base em uma análise da equipe técnica da InvestSP, que leva em conta o nível de maturidade de cada empresa para acessar o mercado internacional
Segundo o governo do estado, em média uma, de cada cinco empresas, conseguem exportar antes mesmo do fim do treinamento. Só em 2023, o programa já capacitou 700 empresas e tem a meta de chegar ao menos em mil até o final do ano.
“Ao investir na capacitação empreendedora, queremos incentivar os pequenos negócios a buscar novos mercados e mover a alavanca do desenvolvimento que gera renda e emprego”, afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima.
Aulas
A capacitação abordará durante os quatro meses de formação, os temas que mais desafiam os empreendedores no processo de internacionalização de seus produtos e serviços, como definição de preços, inteligência comercial, marketing, contratos internacionais, logística e vendas
O Exporta SP conta com aulas coletivas com representantes da InvestSP e da FIA (Fundação Instituto de Administração), além de mentorias individuais, momentos nos quais o pequeno empresário pode debater as necessidades e as características específicas de cada negócio com um especialista.
“Os pequenos negócios são responsáveis por oito, de cada 10 empregos gerados no Brasil, além de representarem quase metade das empresas exportadoras. Capacitar, abrir novos mercados e apoiar esses empreendedores está diretamente ligado à nossa missão de gerar desenvolvimento, emprego e renda em São Paulo”, diz o presidente da InvestSP, Rui Gomes Junior.
Segundo dados da InvestSP, a maior parte dos participantes atua nos setores de alimentos e bebidas, máquinas e equipamentos e vestuário.
O projeto é fruto da parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) e a InvestSP, a agência paulista de promoção de investimentos, o Exporta SP (Programa Paulista de Capacitação para Exportação).
Para mais informações, visite o site da agência em https://www.investe.sp.gov.br/exporte/exportasp/ ou entre em contato com a equipe de promoção de exportações da InvestSP pelo e-mail spexport@investsp.org.br ou pelos telefones (011) 3100-0349 e (011) 3100-0395.
Esta matéria foi útil para você?
Newsletter TODODIA
As mais lidas do dia, direto no seu e-mail. Grátis.
Veja também
Prêmio da Mega-Sena acumula e chega a R$ 46 milhões
Nenhuma aposta acertou as seis dezenas do concurso 3080; próximo sorteio será na quarta-feira (4)
Eleição legislativa nos EUA pode limitar agenda de Trump
Eleitores escolhem deputados, parte do Senado e governadores; possível avanço democrata pode ampliar a fiscalização e repercutir nas relações com o Brasil
Anvisa aprova cinco novas canetas para diabetes tipo 2 e obesidade
A lista inclui três medicamentos indicados para diabetes e dois para obesidade, com semaglutida ou liraglutida entre os princípios ativos