quarta-feira, 28 fevereiro 2024
EMPREENDEDORISMO

Governo de SP oferece curso gratuito para empreendedores; é 100% online

As inscrições estão abertas até 21 de julho para micro, pequenas e médias empresas que querem exportar; podem ser feitas gratuitamente pelo site da InvestSP
Por
Isabela Braz
Foto: Divulgação/Governo de SP

O Governo de São Paulo abre inscrições para 150 micro, pequenas e médias empresas, além de startups e produtores rurais que estejam interessados em exportar produtos e serviços para o mercado internacional.

Para participar da seleção, empreendedores de qualquer região do Estado e de qualquer setor podem se cadastrar pelo site da InvestSP pelo endereço eletrônico https://www.investe.sp.gov.br/.

O treinamento tem duração de quatro meses e acontece em formato 100% online e após a conclusão, os empreendedores ainda serão acompanhados por especialistas por até dois anos. As inscrições para participar vão até 21 de julho.

A seleção é feita com base em uma análise da equipe técnica da InvestSP, que leva em conta o nível de maturidade de cada empresa para acessar o mercado internacional

Segundo o governo do estado, em média uma, de cada cinco empresas, conseguem exportar antes mesmo do fim do treinamento. Só em 2023, o programa já capacitou 700 empresas e tem a meta de chegar ao menos em mil até o final do ano.

 “Ao investir na capacitação empreendedora, queremos incentivar os pequenos negócios a buscar novos mercados e mover a alavanca do desenvolvimento que gera renda e emprego”, afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima.

Aulas

A capacitação abordará durante os quatro meses de formação, os temas que mais desafiam os empreendedores no processo de internacionalização de seus produtos e serviços, como definição de preços, inteligência comercial, marketing, contratos internacionais, logística e vendas

O Exporta SP conta com aulas coletivas com representantes da InvestSP e da FIA (Fundação Instituto de Administração), além de mentorias individuais, momentos nos quais o pequeno empresário pode debater as necessidades e as características específicas de cada negócio com um especialista.

 “Os pequenos negócios são responsáveis por oito, de cada 10 empregos gerados no Brasil, além de representarem quase metade das empresas exportadoras. Capacitar, abrir novos mercados e apoiar esses empreendedores está diretamente ligado à nossa missão de gerar desenvolvimento, emprego e renda em São Paulo”, diz o presidente da InvestSP, Rui Gomes Junior.

Segundo dados da InvestSP, a maior parte dos participantes atua nos setores de alimentos e bebidas, máquinas e equipamentos e vestuário.

O projeto é fruto da parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) e a InvestSP, a agência paulista de promoção de investimentos, o Exporta SP (Programa Paulista de Capacitação para Exportação).

Para mais informações, visite o site da agência em https://www.investe.sp.gov.br/exporte/exportasp/ ou entre em contato com a equipe de promoção de exportações da InvestSP pelo e-mail spexport@investsp.org.br ou pelos telefones (011) 3100-0349 e (011) 3100-0395.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também