quinta-feira, 18 julho 2024
SEGURANÇA

Governo federal lança aplicativo para registro de ocorrências contra furtos e roubos de celulares

O aplicativo Celular Seguro foi criado para ajudar no bloqueio de linhas telefônicas e contas bancárias
Por
João Victor Viana
Foto: Reprodução

Está programado para esta terça-feira (19) que o governo federal lance o aplicativo Celular Seguro, que contribuirá para o bloqueio de linhas telefônicas e de contas bancárias em casos de roubo e furto de aparelhos celulares.

O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, explicou que “caso você seja roubado, é só acionar o sistema que operadora telefônica e bancos são notificados no mesmo instante, bloqueando acessos”.

A iniciativa foi desenvolvida justamente para diminuir os prejuízos e buscar a melhor resolução possível para as vítimas das ocorrências. “Uma medida importante para diminuir a dor de cabeça e as perdas financeiras de quem passa por furto ou roubo.”, expôs o ministro.

De acordo com o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, os celulares roubados serão transformados em um “pedaço de metal inútil”. No entanto, essa pretensão não será consumada por completo, pois o sistema operacional dos smartphones ainda continuará funcionando.

A criação desta plataforma é resultado da parceria entre o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Como utilizar o aplicativo

O acesso ao ‘Celular Seguro’ será feito através do login criado no gov.br, o mesmo utilizado para Imposto de Renda e a carteira de trabalho digital.

Durante o cadastro no aplicativo, uma das tarefas principais é a definição das pessoas de confiança, que poderão criar uma ocorrência em nome do proprietário. Por isso, como o próprio governo alerta, “escolha com sabedoria”.

O governo federal produziu um material para que os usuários entendam o funcionamento e o passo a passo de como utilizar a plataforma. Confira aqui o “Celular Seguro Passo a Passo”.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também