sábado, 20 julho 2024
PRÍNCIPE DO FUNK

Herdeiros de MC Marcinho devem receber direitos autorais por 70 anos e famosos prestam homenagem

Nos últimos 10 anos, músicas do funkeiro eram tocadas em rádio, shows, sonorização ambiental, música ao vivo, casas de festas e diversão, carnaval e festa junina
Por
Vitória Silva
Foto: Redes sociais / Instagram

O Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) de direitos autorais divulgou uma nota, lamentando profundamente a morte do cantor e compositor MC Marcinho, que ocorreu neste sábado (26), aos 45 anos, conforme o TODODIA noticiou.  https://tododia.com.br/brasil-mundo/mc-marcinho-morre-aos-45-anos-no-rio-de-janeiro/ 

O artista foi um dos importantes representantes do funk no país e, neste momento de muita tristeza, o Ecad se solidariza com seus familiares, amigos e fãs. Um dos seus hits, “Glamurosa”, foi a música de sua autoria mais tocada nos últimos 10 anos no Brasil, nos principais segmentos de execução pública. Da lista de suas composições na gestão coletiva no Brasil, ela também foi a mais regravada até o momento. 

Márcio André Nepomuceno Garcia, conhecido como MC Marcinho, deixa um legado musical de 82 obras musicais e 307 gravações cadastradas no banco de dados do Ecad. A Lei dos Direitos Autorais (9.610/98) determina que os seus herdeiros continuarão a receber os rendimentos em direitos autorais por suas músicas por 70 anos após sua morte (ou de autores parceiros, no caso de músicas feitas em parcerias). 

Famosos lamentam a morte do funkeiro 

Após a despedida de MC Marcinho, famosos como, Lexa, Gilberto Gil, Valesca Popozuda, Preta Gil, Marcelo D12, Jojo Todynho, Kelly Key, Cacau Protásio, Dennis DJ, Naldo Benny, Babu Santana, Gabily, Rafaela Portugal e até mesmo o Flamengo, time do coração de Marcinho usaram suas redes sociais para prestar homenagens com textos, fotos e vídeos ao príncipe do funk.

Ranking das músicas de MC Marcinho mais tocadas nos últimos 10 anos no Brasil nos principais segmentos de execução pública (Rádio, Shows, Sonorização Ambiental, Música ao Vivo, Casas de Festas e Diversão, Carnaval e Festa Junina).

PosiçãoMúsicaAutores
1Glamourosa (rap glamurosa)M.C. Marcinho
2PrincesaM.C. Marcinho
3SolitárioM.C. Marcinho
4Quero seu amorM.C. Marcinho
5FavelaM.C. Marcinho
6Catucar (rap fuca na futchuca)M.C. Marcinho
7Não para nãoM.C. Marcinho
8Porque te amoM.C. Marcinho
9Garota nota 100 (te cuida meu bem – versão funk)Miguel / Michael Sullivan / M.C. Marcinho / Paulo Massadas
10Arraza nemM.C. Marcinho

Top 5 das músicas de autoria de MC Marcinho mais regravadas

PosiçãoMúsicaAutores
1Glamourosa (rap glamurosa)M.C. Marcinho
2PrincesaM.C. Marcinho
3Motivos da vidaM.C. Marcinho
SolitárioM.C. Marcinho
4Porque te amoM.C. Marcinho
5Quero seu amorM.C. Marcinho
Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também