TV AO VIVO
TODODIA 19 de outubro de 2026
Brasil & Mundo
RIO GRANDE DO SUL E SANTA CATARINA

Inmet emite alerta para Sul do país; RS registrou duas mortes

Há grande risco de alagamentos e transbordamentos de rios nos dois estados do Brasil

Compartilhar WhatsApp Facebook
Foto: Reprodução/Redes Sociais

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta terça-feira (30) um alerta de grande perigo para o Rio Grande do Sul e litoral sul de Santa Catarina. Há possibilidades de chuvas acima de 100 mm/dia, risco de alagamentos e transbordamentos de rios com deslizamentos de encostas.

O corpo de um homem, de 65 anos, foi encontrado pela população na manhã desta terça-feira (30) em Paverama, na região do Vale do Taquari. Outro homem, de 69 anos, foi localizado morto na noite desta segunda-feira (29). Ambos tentaram atravessar uma área alagada e o veículo foi levado pela enxurrada.

De acordo com o Inmet, a situação de perigo permanece, no mínimo, até quinta-feira (2) devido à atuação de um sistema frontal no Sul do país e são previstos ventos de 100 km/h. Existe o risco ainda de quedas de granizo e árvores, além de problemas com energia elétrica.

“A semana se inicia com tempestade devido uma área de baixa pressão atmosférica que deve favorecer a formação de instabilidades em áreas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Porém, entre quarta e quinta-feira, um sistema frontal sobre o oceano intensifica a chuva nestas áreas, com volumes significativos e mais abrangentes, acompanhados de trovoadas e rajadas de vento”, informou o Inmet.

Tema EMITE Inmet

Esta matéria foi útil para você?

HF
Henrique Fernandes TODODIA — jornalismo das regiões de Campinas e Piracicaba

Newsletter TODODIA

As mais lidas do dia, direto no seu e-mail. Grátis.

Ao se inscrever você concorda em receber a newsletter diária do TODODIA. Cancele quando quiser, com um clique no rodapé do e-mail. Política de privacidade.