quarta-feira, 19 junho 2024
INSCRIÇÕES ABERTAS

Inscrições para o Enem 2024 começam nesta segunda-feira

Interessados tem até 7 de junho para realizar a inscrição; valor da taxa é de R$ 85
Por
Isabela Braz
Foto: Divulgação

Está aberto a partir desta segunda-feira (27) o período de inscrições para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2024, uma das portas de entrada para a educação superior no Brasil. As inscrições podem ser feitas até o dia 7 de junho.

As provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro. Para se inscrever, os estudantes devem acessar a Página do Participante e utilizar o cadastro na conta gov.br. Quem não conseguiu isenção da taxa deve pagar o valor de R$ 85 e devem ser pagas até 12 de junho.

Os resultados dos recursos sobre a isenção da taxa de inscrição foram divulgados na última sexta-feira (24), assim como dos recursos que tratam das justificativas de ausência no Enem 2023, para candidatos que estavam isentos da taxa e faltaram às provas.

O EXAME

Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni), além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

No primeiro dia do Exame, serão aplicadas as provas de Linguagens – na opção de língua estrangeira o participante deve optar por inglês ou espanhol –, Códigos e suas Tecnologias e Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias. A aplicação terá 5 horas e 30 minutos de duração, contados a partir da autorização do chefe de sala para o início das provas.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também