quinta-feira, 19 junho 2025

Iraniana é presa por vestimenta imoral e acaba em coma em delegacia

Uma declaração da polícia de Teerã confirmou que Mahsa foi detida para “explicações e instruções” sobre as regras de vestimenta, junto com outras mulheres

Ainda não está claro o que aconteceu entre ela chegar à delegacia e sua saída para o hospital (Foto: Divulgação)

Uma jovem iraniana está em coma depois de ser presa pela Polícia da Moralidade da república islâmica em Teerã (Irã), disseram ativistas nesta quinta-feira (15/9). A detida, identificada como Mahsa Amini, de 22 anos, estava em visita à capital iraniana com sua família quando foi detida pela unidade especial da polícia que aplica as rígidas regras de vestimenta para as mulheres, incluindo o véu obrigatório.

Seu irmão Kiaresh disse ao site de notícias “Iran Wire” que, enquanto ele esperava do lado de fora da delegacia para que ela fosse liberada, uma ambulância a levou para o hospital. Ele contou ter sido informado que ela havia sofrido um ataque cardíaco e uma convulsão cerebral e que estava em coma.

“Houve apenas duas horas entre ela ser presa e ser levada ao hospital”, disse ele. Prometendo apresentar uma queixa criminal, acrescentou: “Não tenho nada a perder. Não vou deixar isso acabar sem fazer barulho”.

Uma declaração da polícia de Teerã confirmou que Mahsa foi detida para “explicações e instruções” sobre as regras de vestimenta, junto com outras mulheres.

“Ela de repente sofreu um problema cardíaco enquanto estava na companhia de outras pessoas(…) foi imediatamente levada ao hospital com a cooperação da polícia e dos serviços de emergência”, diz a nota oficial.

Ainda não está claro o que aconteceu entre ela chegar à delegacia e sua saída para o hospital. 

O canal de mídia social “1500tasvir”, que relata violações de direitos humanos pela polícia iraniana, postou uma foto de Mahsa no hospital com um tubo na boca e disse que ela estava em coma. “Doentio”, escreveu a atriz e ativista iraniana-britânica Nazanin Boniadi no Twitter. “Quantas vidas jovens inocentes devem ser brutalmente roubadas antes que todos nos levantemos?”, acrescentou.

 Com informações R7.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também