Javier Milei toma posse como novo presidente da Argentina
Celebrações devem durar todo o dia
Eleito em novembro após derrotar o peronista Sergio Massa nas urnas, o novo presidente da Argentina, Javier Milei, tomou posse neste domingo (10).
A cerimônia no Congresso Nacional começou por volta das 11h15, sem a presença de Milei, e foi conduzida pela presidente do Senado, Cristina Kirchner. O novo mandatário foi declarado presidente do país às 11h20 da manhã.
Por volta das 11h45, Milei chegou ao local após ter desfilado em carro por diversas ruas da capital argentina, sendo saudado por eleitores e acompanhado de sua irmã, Karina Milei.
Já no Congresso, ele foi saudado sob gritos de “Liberdade”, antes de fazer o juramento de seguir a Constituição e receber o bastão e a faixa presidencial do ex-presidente Alberto Fernández. Em seguida, Milei posou para fotos e acenou para apoiadores, mas não discursou.
O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), foi convidado para a cerimônia, mas acabou enviando o chanceler Mauro Vieira para representá-lo.
Esta matéria foi útil para você?
Newsletter TODODIA
As mais lidas do dia, direto no seu e-mail. Grátis.
Veja também
Lula vai criar Ministério da Segurança Pública com Medida Provisória
A criação do ministério é para ampliar o combate às ações das organizações criminosas
Derrota de Trump coloca em xeque relação histórica dos EUA com Israel
Relação entre países vem sendo alvo de críticas internas nos últimos anos
Presidente do Paraguai renuncia durante crise bancária; vice assume
Santiago Peña deixou o cargo após perder o apoio do Partido Colorado, em meio à liquidação do Ueno Bank e ao congelamento de depósitos