sábado, 4 maio 2024

Líder da União Europeia vai à Ucrânia preparar entrada do país no bloco

Visita simbólica ocorre após nova onda de ataques aéreos da Rússia contra a Ucrânia

Por Danilo Bueno

Foto: Reprodução / Twitter

Ursula von der Lyen, presidente da Comissão Europeia visitou nesta terça-feira (9), Dia da Europa, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky para tratar sobre o que ela chamou de “preparar o terreno” para o ingresso do país à União Europeia.

Em todo o acontecido há uma série de simbolismos e recados dados ao mundo, como por exemplo, a escolha do dia da visita e o momento, sinalizam ainda que informalmente a absorção da Ucrânia à União Europeia e ao mesmo tempo diz ao Kremlin, diante das ameaças de escalada da violência, de que a UE continuará a apoiar com insumos militares o país invadido até a retirada russa de seu território.

Na agenda da líder europeia estão questões sobre a negociação para a integração ao bloco e o fornecimento de munições e um apoio financeiro significativo, além de garantir a responsabilização da Rússia pelo crime de agressão.

Os próximos passos serão a elaboração de um relatório preliminar sobre os progressos de Kyiv sobre as exigências realizadas por Bruxelas antes de iniciarem as discussões para o ingresso à comunidade europeia; enquanto que no fim do ano uma segunda análise, esta mais completa, será realizada.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também