segunda-feira, 4 março 2024
ANÚNCIO

Lula deve anunciar Dino ao STF e Gonet a PGR antes de viagem à Arábia Saudita

Presidente teria cravado a indicação dos dois advogados neste domingo; cargos estão em aberto desde setembro deste ano
Por
Isabela Braz
Foto: Divulgação/Agência Senado e TSE

Após reunião extraoficial com o ministro da Justiça Flávio Dino realizada na manhã desta segunda-feira (27), é estimado que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), anuncie ainda hoje, antes da viagem a Riade, na Arábia Saudita, Dino como novo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) e Paulo Gonet para o comando da PGR (Procuradoria Geral da República).

A cotação dos nomes teria sido definida pelo presidente em conversas durante um jantar, na última quinta-feira (23), realizado em Brasília com ministros do governo e do STF.

Segundo o jornal Folha de São Paulo, fontes do governo teriam confirmado que Lula cravou o nome dos dois advogados para o cargo já neste domingo (26). Os cargos estão abertos desde a saída de Augusto Aras da PGR e de Rosa Weber no STF em setembro deste ano.

Além de Dino, outros nomes vieram a ser cotados para ocupar a cadeira deixada por Weber. Entre alguns desses nomes, os principais na disputa com o Ministro da Justiça eram o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas e a advogada Vera Lúcia Santana – única mulher negra cotada entre os nomes que circulavam pelos corredores.

Os subprocuradores Antônio Carlos Bigonha e Aurélio Rios, eram outros dois nomes na disputa com Paulo Gonet para o comando da PGR. Os três com estilos e ideologias diferentes, o que gerou uma dificuldade de Lula para escolha para o cargo.

Tanto Dino quanto Gonet já têm aprovação dos ministros do STF Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes. Caso o anúncio seja feito já nesta segunda, a primeira sabatina pode ocorrer em 6 de dezembro e a segunda, em 13 de dezembro.

Equipes do Lula estimam que a aprovação dos indicados seja feita antes do recesso de fim de ano dos poderes públicos, no dia 23 de dezembro.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também