Meteoro cai em Portugal
O clarão foi descrito como uma "bola de fogo" com tons esverdeados e azulados
Um meteoro de grandes dimensões iluminou o céu de Portugal e Espanha na noite de sábado, causando espanto e admiração em milhares de pessoas que presenciaram o fenômeno. O clarão, descrito como uma “bola de fogo” com tons esverdeados e azulados, foi avistado por volta das 23h50 (horário local) e pôde ser visto em grande parte do território continental português.
O evento astronômico, ainda sem explicação oficial, foi registrado em diversos vídeos e relatos nas redes sociais,mostrando o meteoro cruzando o céu em alta velocidade e deixando um rastro luminoso. A queda do objeto espacial teria ocorrido em Castro Daire, distrito de Viseu, em Portugal.
Entre as testemunhas do fenômeno está o correspondente internacional e cientista Fabiano de Abreu, diretor do jornal Paivense. “Eu estava conversando com o meu enteado sobre a força necessária para mover um objeto no espaço usando a lei de Newton e de repente vimos um clarão esverdeado intenso”, relatou Abreu. “E caiu a uma hora de onde estamos”,completou o cientista.
As autoridades ainda não divulgaram informações sobre a origem e a composição do meteoro, mas especialistas acreditam que o objeto possa ter se desprendido de um asteroide ou cometa que passava próximo à Terra. A queda de meteoros é um fenômeno relativamente comum, mas a magnitude e a intensidade do clarão deste sábado chamaram a atenção de observadores e cientistas.

Esta matéria foi útil para você?
Newsletter TODODIA
As mais lidas do dia, direto no seu e-mail. Grátis.
Veja também
Na trave, próximo concurso deve pagar R$ 230 milhões
Valor estimado foi divulgado pela Caixa após o sorteio, que terminou sem aposta vencedora na faixa principal
Papa Leão XIV não precisará de tratamento adicional após cirurgia de câncer no pulmão
Médicos confirmaram que tumor permaneceu localizado e não se espalhou; pontífice se recupera e tem viagem à América do Sul prevista para novembro
Defesa Civil coloca estado de SP em alerta para três dias de chuva; Campinas pode ter temporais
Previsão entre quinta-feira (22) e sábado (24) aponta pancadas moderadas a fortes, com risco de alagamentos, enxurradas e ventos intensos