Milhares de pessoas fogem de novo incêndio na Califórnia
Um incêndio que atinge o norte do estado da Califórnia desde a noite de quinta-feira obrigou milhares de pessoas a fugirem do fogo, que se alastrou rapidamente.
Bombeiros emitiram uma ordem obrigatória de retirada para a região leste da cidade de Chico, onde moram 93 mil pessoas. Ao todo, 40 mil pessoas no estado já foram afetadas, segundo a rede de TV CNN.
Com ventos de até 56 km/h, as chamas já consumiram uma área de 8.100 hectares, um pouco maior do que a área somada das prefeituras regionais de Pinheiros e da Lapa, em São Paulo.
Antes de chegar a Chico, o fogo atingiu a cidade de Paradise, 35 quilômetros a leste, obrigando todos os seus 27 mil moradores a fugirem. “Tudo foi destruído, nada sobrou em pé”, disse à agência Reuters o porta-voz do departamento de proteção florestal e combate ao fogo do estado, Scott Maclean.
Testemunhas afirmaram que ter visto casas, supermercados, restaurantes, escolas, edifícios comerciais e um asilo serem consumidos pelas chamas. Ao menos dois bombeiros ficaram feridos, assim como diversos moradores.
“Nós ficamos cercados pelo fogo, ele estava dos dois lados da estrada”, disse à agência Associated Press o policial Mark Bass, que mora em Paradise e trabalha em Chico. Ele afirmou que após retirar sua família da cidade, retornou para ajudar outros moradores a escaparem.
“É uma situação muito série e perigosa”, disse o xerife do condado de Butte, Kory Honea. “Estamos trabalhando para retirar todas as pessoas. A mensagem é: se você puder fugir, fuja, estamos montando centros para desabrigados nas cidades próximas”, afirmou.
Esta matéria foi útil para você?
Newsletter TODODIA
As mais lidas do dia, direto no seu e-mail. Grátis.
Veja também
Tributos da gasolina são ‘zerados’ por 30 dias e subsídios a combustíveis, ampliados
Novas ações terão custo adicional de R$ 5,2 bilhões em 30 dias; medidas ocorrem a 16 dias do segundo turno das eleições
Redes sociais exibem anúncios eleitorais e recomendam vídeos de candidatos no dia da votação
Monitoramento do NetLab, da UFRJ, identificou irregularidades na Meta, no Kwai e no Google e recomendações no TikTok e no YouTube
Flávio Bolsonaro (PL) e Lula (PT) vão disputar o segundo turno
Petista e candidato do PL disputam a Presidência da República no segundo turno em 2026



