TV AO VIVO
TODODIA 4 de novembro de 2026
Brasil & Mundo
RETORNO DAS MÁSCARAS

Ministério da Saúde recomenda o uso de máscaras

É importante pessoas com sintomas gripais e que fazem parte do grupo de risco utilizar a máscara

Compartilhar WhatsApp Facebook
Foto: Raquel Portugal / FioCruz

O Ministério da Saúde, em nota, recomenda o uso de máscaras de proteção facial para pessoas que estão com sintomas gripais, pessoas que apresentam fatores de risco para a Covid-19, além de casos suspeitos ou confirmados da doença.


Segundo o Ministério da Saúde, os grupos de fatores de risco que podem ter complicações da Covid-19, incluem pessoas com algum tipo de deficiência imunológica, idosos, gestantes e pessoas com comorbidades em locais fechados e sem ventilação, locais aglomerados e em serviços de saúde.


Ainda que, a OMS (Organização Mundial da Saúde) tenha anunciado o fim da emergência das máscaras, o vírus continua circulando no Brasil e no mundo.


“O vírus ainda tem caráter pandêmico, com transmissão generalizada, e ainda há risco do surgimento de novas variantes que podem ser ainda mais graves do que as variantes atualmente em circulação e devem ser monitoradas”, explicou o Ministério da Saúde.


Além do uso de máscara facial considerada importante, o Ministério declara também medidas não farmacológicas que incluem distanciamento físico, a etiqueta respiratória, a higienização das mãos com o álcool 70% ou água e sabão, a limpeza e desinfecção de ambientes e o isolamento para casos suspeitos ou confirmados.


O Ministério lembra a importância da vacinação contra a Covid-19, que está disponível para toda população acima dos 6 meses. E o reforço da vacina bivalente está disponível para toda a população acima dos 18 anos e que tenha recebido pelo menos duas doses da vacina monovalente.

Esta matéria foi útil para você?

VS
Vitória Silva TODODIA — jornalismo das regiões de Campinas e Piracicaba

Newsletter TODODIA

As mais lidas do dia, direto no seu e-mail. Grátis.

Ao se inscrever você concorda em receber a newsletter diária do TODODIA. Cancele quando quiser, com um clique no rodapé do e-mail. Política de privacidade.