quinta-feira, 2 maio 2024
RETORNO DAS MÁSCARAS

Ministério da Saúde recomenda o uso de máscaras

É importante pessoas com sintomas gripais e que fazem parte do grupo de risco utilizar a máscara
Por
Vitória Silva
Foto: Raquel Portugal / FioCruz

O Ministério da Saúde, em nota, recomenda o uso de máscaras de proteção facial para pessoas que estão com sintomas gripais, pessoas que apresentam fatores de risco para a Covid-19, além de casos suspeitos ou confirmados da doença.


Segundo o Ministério da Saúde, os grupos de fatores de risco que podem ter complicações da Covid-19, incluem pessoas com algum tipo de deficiência imunológica, idosos, gestantes e pessoas com comorbidades em locais fechados e sem ventilação, locais aglomerados e em serviços de saúde.


Ainda que, a OMS (Organização Mundial da Saúde) tenha anunciado o fim da emergência das máscaras, o vírus continua circulando no Brasil e no mundo.


“O vírus ainda tem caráter pandêmico, com transmissão generalizada, e ainda há risco do surgimento de novas variantes que podem ser ainda mais graves do que as variantes atualmente em circulação e devem ser monitoradas”, explicou o Ministério da Saúde.


Além do uso de máscara facial considerada importante, o Ministério declara também medidas não farmacológicas que incluem distanciamento físico, a etiqueta respiratória, a higienização das mãos com o álcool 70% ou água e sabão, a limpeza e desinfecção de ambientes e o isolamento para casos suspeitos ou confirmados.


O Ministério lembra a importância da vacinação contra a Covid-19, que está disponível para toda população acima dos 6 meses. E o reforço da vacina bivalente está disponível para toda a população acima dos 18 anos e que tenha recebido pelo menos duas doses da vacina monovalente.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também