domingo, 5 maio 2024
LÚDICO E DESAFIADOR

Mostra Brasileira de Foguetes abre inscrições para edição de 2024

Iniciativa é voltada aos estudantes do ensino fundamental, médio e superior
Por
Ana Flávia Defavari
Foto: Divulgação | Tomaz Silva – Agência Brasil

A MOBFOG (Mostra Brasileira de Foguetes) está com as inscrições abertas para a edição 2024. A Mostra ensina astronáutica e astronomia de maneira dinâmica e transforma a ciência em algo lúdico e desafiador sendo voltado aos estudantes de ensino fundamental, médio e superior. As atividades envolvem elaborar e lançar foguetes feitos de papel, canudinho, garrafa pet ou de tubo de PVC.

A MOBFOG é dividida em 5 níveis de atividades. O primeiro nível é destinado aos alunos do 1º ao 3º ano do fundamental (alunos entre 6 e 8 anos) que tem como objetivo a construção e lançamento de foguetes de canudo por impulso de ar comprimido.

O nível 2 é direcionado aos estudantes do 4º e 5º ano (entre 9 e 10 anos) que lançarão foguetes de papel movidos por impulso de ar comprimido. Já o terceiro nível é para os estudantes do 6º ao 9º ano (entre 11 e 14 anos) que durante as atividades devem elaborar e lançar foguetes de garrafa PET movidos com água e ar comprimido.

No nível 4, destinado aos alunos do ensino médio, eles devem lançar foguetes movidos com vinagre e bicarbonato de sódio enquanto no ultimo nível, nível 5, os alunos do ensino médio ou superior lançarão foguetes de propulsão sólida.

Prazo da prova

As escolas participantes, não inscritas ou com cadastro inativo podem inscrever seus alunos até o dia 1º de maio através do link app.oba.org.br

Os estudantes podem lançar seus foguetes até o dia 17 de maio e para validar a sua participação, as escolas tem entre 18 e 31 de maio para enviar as informações sobre os alcances dos foguetes e os dados coletados para a MOBFOG.

Melhores medalhistas

Os melhores resultados nos níveis 3, 4 e 5 serão convidados a praticar da Jornadas de Foguetes, um congresso que acontece em Barra do Piraí no Rio de Janeiro com palestras e oficinas práticas sobre astronomia, aeronáutica e ciências em geral com astrônomos e especialistas além de observação de constelações, lançamento de foguetes e apresentação de alunos. Os convidados pela iniciativa poderão lançar seus foguetes e participar de uma competição podendo receber medalhas e troféus.

A programação também conta com o planetário itinerante da OBA (Olimpíadas Brasileiras de Astronomia e Astronáutica). Durante as sessões, alunos e professores recebem uma aula sobre as constelações com imagens transmitidas por um projetor no teto de uma cúpula inflável.

Edição anterior

Em 2023, participaram da Mostra Brasileira de Foguetes ao todo 288.984 estudantes de todos os estados brasileiros. No total, foram distribuídas quase 22 mil medalhas, de ouro, prata e bronze para os 5 níveis.

Organizadores

A OBA e a MOBFOG são realizadas pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e tem o apoio da Agência Espacial Brasileira (AEB), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e UERJ.

A OBA ainda tem como Embaixadores os canais Manual do Mundo, Space Today, Física Total e AstroBioFísica.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também