sábado, 18 maio 2024
QUÍMICOS LAUREADOS

Nobel de Química é entregue nesta quarta-feira (4)

Prêmio foi divido por um francês, americano e russo
Por
Ana Flávia Defavari
Ilustração: Divulgação | Prêmio Nobel de Química 2023 – Niklas Elmehed © Nobel Prize Outreach

O Prêmio Nobel de Química foi entregue a três cientistas por suas descobertas e desenvolvimento de pontos quânticos, o francês Moungi Bawendi, o americano Louis Brus e o russo Alexi Ekimov realizaram pesquisas separadas sobre pontos quânticos e revolucionaram a produção química.

Pontos Quânticos são nanopartículas tão pequenas que o seu tamanho determina suas propriedades, esses componentes são usados na nanotecnologia e agora espalham sua luz em televisores baseados na tecnologia QLED e em lâmpadas LED acrescentando nuances à luz, médicos e biomédicos as utilizam para mapear tecidos biológicos entre muitas outras coisas.

Alexei Ekimov em sua pesquisa no início da década de 1980, conseguiu criar efeitos quânticos dependentes do tamanho em vidro colorido. A cor veio de nanopartículas de cloreto de cobre, e Ekimov demonstrou que o tamanho das partículas afetava a cor do vidro por meio de efeitos quânticos.

Alguns anos depois, Louis Brus foi o primeiro cientista do mundo a provar efeitos quânticos dependentes do tamanho em partículas flutuando livremente num fluido.

Em 1993, Moungi Bawendi revolucionou a produção química de pontos quânticos, resultando em partículas quase perfeitas. Essa alta qualidade era necessária para que pudessem ser utilizados nas aplicações.

Era de conhecimento dos físicos que em teoria os efeitos quânticos dependendo do tamanho poderiam surgir em nanopartículas mas naquela época era quase impossível esculpir em nanodimensões o que levava a poucos acreditarem que esse conhecimento traria algo prático.

Atualmente acreditasse que com esses conhecimentos possa haver uma contribuição para a criação e desenvolvimento de novas tecnologias como células solares e sensores minúsculos.

O prêmio Nobel deu aos pesquisadores, além do reconhecimento, o valor de 11 milhões de coroas suecas, cerca de R$ 5 milhões que serão divididos entre os ganhadores.

Na história da premiação do Nobel de química já foram entregues 115 prêmios entre 1901 e 2023, desses 115, 27 foram entregues à 3 candidatos como o desse ano. Somente 8 mulheres receberam o Nobel de química e até hoje somente duas pessoas receberam o Nobel duas vezes, Frederick Sanger e Barry Sharpless.

Moungi G. Bawendi é natural de Paris, França e obteve seu PhD em 1988 pela Universidade de Chicago, USA. Atualmente é professor no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), Cambridge, USA.

Louis E. Brus, nascido em 1943 é natural de Cleveland, USA e obteve seu PhD em 1969 pela Universidade de Columbia, New York, USA e é professor na Universidade de Columbia, New York, USA.

Alexei I. Ekimov, nascido em 1945 na antiga União Soviética. Obteve seu PhD em 1974 no Instituto Fisicotécnico Ioffe em São Petersburgo, Rússia. Anteriormente foi Cientista chefe na Nanocrystals Technology Inc. em New York, USA.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também